quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

LÁ VEM MEU SÁBIO E BOM AMIGO!
 
  


Você acredita em “Papai Noel!?” Sabe me dizer como este bom velhinho apareceu entre os homens!?

Bem, se não sabe, vou contar para você que já ouvi muitas estórias sobre ele... Alguns dizem que a figura deste homem cheio de muitas coisas boas para dividir entre aqueles que muito pouco tem, é um personagem que no século IV foi inspirado em São Nicolau, que nasceu em Patara (TURQUIA) – Nicolau era filho de pais muito ricos que desde muito cedo desmonstrou ser bem generoso – assim que seus pais morreram, aconselhado pelo tio, foi visitar a terra santa    Ao voltar de viagem, decidiu ir morar em Myra (sudoeste da Ásia menor), doando todos os seus bens e vivendo na pobreza. Quando o bispo de Myra morreu, os anciões da cidade não sabiam quem nomear para bispo, colocando a decisão na vontade de Deus. Na noite seguinte, o ancião mais velho sonhou que Deus lhe disse que o primeiro homem a entrar na igreja no dia seguinte, seria o novo bispo de Myra. Como Nicolau costumava levantar-se cedo para ir rezar, e foi o primeiro homem a entrar na igreja naquele dia, se tornou bispo de Myra.

Então porque Nicolau começou a ser chamado Papai Noel? Sabemos que Nicolau foi um homem como outro qualquer dos dias de hoje; mas que naquela época ELE ERA UM HOMEM QUE ACREDITAVA EM JESUS e sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha devido algumas tradições daquele País; e daí correu o mundo inteiro e juntou-se a outras figuras também marcantes como San Claus  já que estas outras pessoas a exemplo de Nicolau também tinha especial cuidado com as crianças e os necessitados – não é por acaso que diversas lendas que cercam a figura de Nicolau, surgiram,  proporcionando o aumento de sua fama – e de modo geral elas contam que ele costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras – afirmando ainda que ele colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas e que foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos.
Os holandeses introduziram a tradição nos EUA e o fizeram patrono da ilha de Manhattan, a Nova Amsterdam, como chamaram os holandeses à Nova York quando a fundaram no século XVIII. A figura era do gordo sorridente de bochechas rosadas que cativou – e sua mitra episcopal logo se transformou em gorro, conservando a cor vermelha das vestimentas. Veio depois o saco de brinquedos (que antes não existia), e até seu cavalo cinzento


se transformou em um trenó puxado por oito renas (que na realidade FOI CRIAÇÃO de outro homem muito inteligente por nome de Clement Clark More 


Que escreveu um poema para suas filhas – contando que ele, o Papai Noel, passava pelas casas de todas as crianças bem comportadas, entrando pela chaminé, e depositando os presentes nas árvores de Natal ou meias penduradas na lareira – Assim como nos contam hoje)... O nome do santo em holandês se pronunciava Sinter Klass, que para os meninos de língua inglesa e os Canadenses logo mudou para Santa Clause no Caribe o chamaram "Santicló" com acento francês. Na França de Pére Noel, o nome se transformou em Papá Noel, pela tradição de dar presentes no Natal (Noel), na Inglaterra Father Christmas, na Dinamarca Juliman, no Japão Jizo, na Rússia Baboushka, etc...
O Papai Noel veio para o Brasil na segunda década do século XX. Uma das principais funções do Papai Noel é de “fraternalmente dizendo”, distribuir presentes – através de ações solidárias que, vieram de várias tradições – Aquelas trazidas por São Nicolau; aquelas vindas com a Epifania (seguindo a tradição dos magos, com a apresentação de Jesus Cristo ao mundo (tradição essa muito presente entre os descendentes de portugueses, em especial no sul do país). A outra tradição é a dos romanos que desejavam boa sorte durante as festas saturnais (que eram as festas populares, celebradas anualmente por volta do solstício de inverno – pretendiam com estas festas ressuscitarem por certo tempo a época maravilhosa em que os homens tinham vivido sem contrariedades, sem distinções sociais, numa paz inviolada. Era uma semana de repouso livre e feliz para o povo romano, durante a qual todas as atividades profissionais eram suspensas – até as campanhas militares eram interrompidas – e se realizavam inúmeros banquetes, onde os cidadãos substituíam a toga pela túnica e serviam seus escravos que, desobrigados das suas funções habituais, falavam sem papas na língua); a outra tradição se deu com as comemorações do dia 25 de dezembro, dia em que o mundo cristão celebra o Nascimento de Jesus. Algumas culturas davam e dão os presentes na vigília de Natal, no dia 24 de dezembro. Cada tradição fala de um doador diferenteO MENINO JESUS,                
Santa Claus, o Velho Noel, a mulher de Papai Noel
(Belfana – na Itália)
Esta tradi ção é muito encontrada entre os descentes de italianos no sul do país, ainda hoje, em especial nas comunidades da cidade de São Paulo), os três magos, ou também os gnomos de Natal.

Bem, você ouviu dizer muito aí no que está escrito acima, sobre “tradição”e que em cada parte do mundo HOUVE UM DOADOR DE PRESENTES AOS MAIS NECESSITADOS – Os Reis Magos Levaram presentes a Jesus, mas não se presentearam entre si... O que você tem a dizer sobre este fato? Mesmo vindo de reinos bem diferentes, cada um dos reis magos soube agir com muita fraternidade e cooperação diante do filho de Deus – O MENINO JESUS.

QUEM É O ANIVERSARIANTE!? NÃO É JESUS!? VOCÊ SABE QUE PRESENTE ELE VEIO TRAZER DE DEUS PARA OS HOMENS!? DEUS PAI O PEDIU PARA VIR, NASCER ENTRE OS HOMENS PARA ANUNCIAR A BOA NOVA! QUE É A VIDA ETERNA! 
 

 
VOCÊ SABE O QUE É VIDA ETERNA!? JESUS VEIO NOS DIZER QUE O NOSSO ESPÍRITO VIVERÁ PARA SEMPRE... E POR ISTO PRECISAMOS VIVER NO AMOR, NÃO É MESMO!? ENTÃO, VOCÊ JÁ DECIDIU O QUE DARÁ DE PRESENTE A ELE?

Depois de já ter decidido com o que você presenteará Jesus, vamos refletir um pouco sobre as várias maneiras que temos de “presentear as pessoas que vivem ao nosso redor!?” A exemplo daquele homem inteligente que INSPIRADO POR DEUS quis arrumar uma maneira de presentear as pessoas mais necessitadas.
Mas será que o mais necessitado é só aquele que “mora nas ruas!?” Será que o papai e a mamãe não está precisando um pouquinho mais de nossa atenção e carinho!? Será que aquele coleguinha ou vizinha que não suporto muito não está precisando ser visto por mim com outros olhos!?


Ah! Mas você quer presentear alguém com algo material, a exemplo de Nicolau?
Então é preciso que saiba que o importante não é o valor material, mas o carinho e a mensagem contidos no cuidado com que você escolhe o presente.
EU ACREDITO SIM NO PAPAI NOEL – sempre acreditei – Mas será porque ele é representado por um velhinho gordo de bochechas rosadas!? Ouça – Mesmo que até o final do século XIX, o Papai Noel tenha sido representado com uma roupa de inverno na cor marrom e, só a partir de 1881, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante), portando ainda um gorro vermelho com pompom branco, e que tenha sido com o sucesso desta campanha publicitária que a nova imagem do Papai Noel tenha se espalhado rapidamente pelo mundo, estando viva até hoje... QUE ASSIM TENHA SIDO, respeito; mas eu também tenho a minha estória para contar sobre “A INTUIÇÃO” que acredito que alguém tenha precisado ter para "escolher o melhor perfil" deste doador de presentes e ainda quais foram os fatores ou as emoções que o ajudaram a fazer a escolha da cor para a vestimenta deste carismático personagem – O nosso sempre fraterno "Papai Noel" – Bem, acredito que à medida em que vamos crescendo, vamos adquirindo experiências e vamos descobrindo coisas legais; e com o tempo, podemos nos tornar verdadeiros sábios – Sabedoria esta que vem do que aprendemos e “experimentamos”, “experienciamos”; assim sendo, acredito, também que o Papai Noel não poderia ser uma criança ou um jovem – ELE PRECISAVA SIM, SER UM HOMEM JÁ VIVIDO E PORTADOR DE UMA GRANDE SABEDORIATanto, QUE DEPOIS DE TER DOADO TODOS OS SEUS BENS, ILUMINADO POR DEUS TEVE A GRANDE IDEIA DE TRABALHAR DURANTE O ANO TODO, PENSANDO EM PRESENTEAR ALGUÉM QUE DESEJAVA MUITO GANHAR ALGO DIFERENTE naquela festa abençoada por Deus – que é o Natal – dia em que se comemora O NASCIMENTO DE JESUS.
MAS POR QUE SERÁ QUE ELE TAMBÉM PRECISOU SER GORDINHO!? Meus Deus, se hoje a gente vive rodeado de preconceito, imagine há muitos anos atrás!? ASSIM SENDO, ACREDITO QUE NÃO FOI POR ACASO QUE DEUS ILUMINOU UM HOMEM SÁBIO, EXPERIENTE E GORDINHO, A TER UMA BRILHANTE IDEIA – EXATAMENTE PORQUE ELE ESTAVA “REPLETO DE MUITO AMOR PARA DAR”... TINHA TANTO AMOR QUE SUAS BOCHECHAS ERAM BEM ROSADAS... SEU GENEROSO SANGUE CORRIA QUENTE E FORTE PELAS VEIAS... QUENTE PORQUE ERA AQUECIDO PELO FOGO DE SEU SAGRADO CORAÇÃO... POR ISTO TINHA CALOR SUFICIENTE PARA SER DIVIDIDO... E PENSO TAMBÉM QUE POR ISTO RESOLVEU VESTIR ROUPAS VERMELHAS – Você já ouviu dizer que algumas pessoas doam sangue para outras pessoas!? Então quando elas praticam esta ação de doar sangue, elas estão DESEJANDO QUE AQUELAS PESSOAS QUE ESTEJAM RECEBENDO, VIVAM COM MUITA ALEGRIA E TENHAM VIDA EM ABUNDÂNCIA... POIS O SANGUE ESTÁ PARA O CORPO DO HOMEM COMO A CLOROFILA ESTÁ PARA A PLANTA – SANGUE QUE CIRCULA VERMELHO E FORTE É SINAL DE VIDA!  QUE VELHINHO INTELIGENTE HEM!? Acredito que como tudo que ele pensava em realizar “ERA PURO”; VINHA DO FUNDO DE SUA ESSÊNCIA; ELE TAMBÉM FAZIA COM A PUREZA DA SUA ALMA QUE ERA BRANCA COMO A NEVE DOS PICOS MAIS ALTOS DE UMA MONTANHA – o que pode ter significado que ele não “tinha segundas intenções”.  
 

Então quem sabe por isto tenha resolvido colocar um pouco daquela lã bem branquinha em sua roupa, não é mesmo!? Como ele precisava se aquecer e ter firmeza para andar com seu “saco bem recheado de presentes”, precisou também de botas longas e fortes – assim as fez, combinando com seu cinto. E se ele caísse, ao caminhar na neve, e não conseguisse se levantar, de longe, alguém o avistaria e o socorreria...
Como na região em que Nicolau vivia não tinha renas; conforme já foi dito acima; outro homem, que era um escritor muito inteligente (Clement Clark More), fechou os olhos, abriu bem a sua mente, sem tirar os pés do chão, e procurou imaginar em como entregaria os presentes, se fosse um Papai Noel?” – então imaginou um trenó voador sendo conduzido por ele e por mais oito renas – depois de “imaginar”, “sonhar acordado”, escreveu uma poesia para suas filhas e parte desta poesia acabou sendo conhecida no mundo todo – e muitas outras pessoas também adotaram a ideia do trenó, interessante, não!?

Assim como por volta do ano de 1224, Francisco de Assis, teve outra grande ideia de por meio da representação da cena da natividade, (o presépio) tentar de forma visual passar para os camponeses o mistério da noite de NatalALGUÉM TAMBÉM TEVE A IDEIA DE “PRESENTEAR JESUS” ATRAVÉS DE UMA DOAÇÃO AO SEU IRMÃO MAIS PRÓXIMO – COM UM PRESENTE – ESTA PESSOA ENTÃO CONTINUOU A REPRESENTAR “UM DOADOR DE PRESENTES” e o costume difundiu-se por toda a Europa – onde já não mais era necessária a representação para a instrução dos adultos na história do Natal, mas como uma decoração e uma estória para a ocasião e para aproximar as crianças e os próprios adultos entre si e DO PRÓPRIO FILHO DE DEUS – O MENINO JESUS.

***E o que tem haver o Papai Noel com o pinheiro – aí já é outra história que poderá ser contada no próximo ano! Mas só para começar posso lhe dizer que alguns dizem vir dos tempos de São Bonifácio – diz a lenda, que o pinheiro foi escolhido como símbolo do Natal, devido à sua forma triangular, onde se representa a Santíssima Trindade.
Outros, já dizem que a Árvore de Natal é o Álamo (que diante das incertezas do dia a dia, simbolizava a valentia, o alto sentido de estética, a agradabilidade, a organização, a confiança e seriedade no PODER DA CRIAÇÃO).

Ou que seja ainda  o Abeto (que diante do Mistério da Criação, representava a beleza e a dignidade), Ou o famoso Pinheiro (que diante da “particularidade” que envolvia o espírito do Natal representava também a companhia agradável e robusta da Mãe Natureza, de onde o homem podia retirar confiantemente seu prático conforto); eram árvores, que cortadas em maio e replantadas na praça da aldeia desde os tempos dos celtas, eram tidas como símbolos votivos do espírito fecundador da vegetação assegurando, pelas homenagens recebidas a continuidade das colheitas. 
Você já ouviu falar em “solstício de inverno!?” Então, daí surgem “as guirlandas de maçãs” – como a maioria dos símbolos do Natal essas guirlandas tem sua origem nos Druidas,  através dos sacerdotes celtas. O termo druida significa “carvalho”, mas também mago e encantamento. Os Druídas honravam a seus deuses atando as ramas de maçãs douradas e outras oferendas – e também não foi por acaso que a escolha de 25 de Dezembro não foi arbitrária.

Colocando o nascimento de Cristo na data das festividades pagãs do solstício do Inverno, a Igreja Cristã tinha a esperança de absorvê-las e o que aconteceu na verdade foi à absorção de muitas de suas ritualísticas e simbologiasque na realidade as usamos até hoje sem saber “o porquê”.
Além dos principais costumes natalinos de cada povo, tem-se adotado outros que são de origem pagã. Outro exemplo é a coroa verde adornada com fitas e bolas coloridas que enfeitam as portas  de tantos lares que é de origem pagã e remonta aos costumes pagãos de se adornar edifícios e lugares de adoração para a festividade que se celebrava ao mesmo tempo do Natal

Sabe-se, contudo que os estudiosos bíblicos consideram que Jesus, o verdadeiro Messias, não nasceu em 25 de dezembro.
Os apóstolos e a Igreja primitiva jamais celebraram o nascimento de Cristo nesta data – mas de tudo o que foi “contado” o que importa é que se Amar é também querer trazer para bem perto da gente aquilo ou “aquele” que ainda estamos sentindo longe, (mesmo porque nosso corpo é feito daquilo que o amor pôs lá dentro)... E onde o amor quis, mas não pôde, acabou ficando um vazio... Quem sabe porque ainda não estamos CONSEGUINDO PERMITIR QUE O AMOR FAÇA MORADA ETERNA EM NOSSAS VIDAS, não é mesmo!? Então, a partir desta grande festa que é o Natal,  vamos então trabalhar disciplinadamente OS NOSSOS NOVOS PROPÓSITOS frente ao nosso presente que é a VIDA ETERNA – e façamos DO NOSSO HOJE – EM MEIO AO NOSSOS FAMILIARES E AMIGOS – A NOSSA GRANDE DÁDIVA – Aquela que nos permitirá viver intensamente nosso MAIOR PRESENTE junto aqueles que AMAREMOS PELA ETERNIDADE...


Hoje, sabemos que sendo homens, somos idênticos na fragilidade que nos caracteriza... Sentimos Vazios, Desejos, Ausência imensa, Saudade de algo que nos falta... Sonhamos com coisas longínquas, e as amamos... Como as Florestas que nunca vimos, oceanos e mares que imaginamos nunca termos navegado; chegamos até pensar que poderia ser bom se, um dia, os mares por nós sonhados e a selva em meio às florestas que desbravamos em nossos sonhos, se encontrassem com o azul e o verde brilhantemente misturados em nossas mentes... E então continuamos a pensar... Sonhamos... Ousadamente e criamos... Reinventamos... A Maneira que o outro inventou... REINVENTAMOS PARA VIVERMOS O NOSSO ENCANTO PELA VIDA... SEM DESRRESPEITÁ-LO, SEM ANULÁ-LO... AFINAL, DESCOBRIMOS TAMBÉM QUE TEMOS UM UNIVERSO À NOSSA FRENTE... SOMOS FILHOS DE DEUS PAI... E IRMÃOS DESTE MENINO QUE ACABA DE NASCER E PEDE PARA DORMIR EM NOSSO CANTINHO...

Apenas reflita se do seu lado haverá lugar para abrigá-lo!?

Aprendi com o tempo o motivo pelo qual Papai Noel é tão querido no mundo todo... Aprendi que como Jesus foi e é; ele também é  fraterno, solidário, alegre, gentil e sendo filho de Deus, ama muito a Jesus, seu irmão abençoado com uma grande e nobre missão... Aprendi que o Papai Noel, se valendo do Fogo de seu Sagrado Coração... Sonha, Deseja e Espera que SE CUMPRAM OS PLANOS DE DEUS... E você!?

Se seu vizinho não acredita no Papai Noel e TEM PROCURADO MUDAR TODO O SENTIDO DOS SONHOS SONHADOS POR UM HOMEM ILUMINADO, deixe-o; respeite-o a exemplo do sábio velhinho que jamais maltratou quem vive distante do verdadeiro ESPÍRITO DO NATAL...

Quando Criança, Nicolau viveu em uma cidade que fazia parte da ROTA DE UM GRANDE MOVIMENTO relacionado com o comércio... Foi muito rico... E jamais pensou que seria o personagem principal de muitas estórias contadas pelo mundo a fora... Ele jamais pensou que permaneceria vivo na história dos homens COMO SÍMBOLO DE DOAÇÃO E BEM VIVER... E MUITO MENOS QUE SERIA "USADO" PARA MUDAR A ROTA, O CONCEITO DE TUDO QUE PÔDE APREENDER DE BOM E SAGRADO SOBRE A VERDADEIRA RIQUEZA NA FACE DA TERRA...
Não se preocupe... Pois se neste tempo de Natal, e em todos os dias de sua vida, você procura respeitar, sorrir, ouvir, ser gentil, ser prudente, ser Justo, ter compaixão, ter paciência, ter piedade, firmeza de caráter, discernimento, aperfeiçoar sua inteligência, ter entendimento, reconhecimento,  ser solidário e exercita a temperança... Se você tem coragem para viver bem distante de tudo que não possui afinidade com O VERDADEIRO ESPÍRITO DO NATAL, e você, como o Papai Noel, também exercita sua fé, sua esperança e a caridade, você COMO O PAPAI NOEL, É “UM GRANDE DOADOR DE PRESENTES”

Que seu Natal seja Santo! E se na sua casa não tiver chaminé, por favor, deixe uma janela aberta para que o Espírito de um Bom Velhinho possa ali entrar e com você estar... Vale a pena acreditar NO PODER DE UM SONHO, QUANDO EM NOME DO AMOR, ELE NASCE DE UMA VONTADE VERDADEIRA... DE FAZER O BEM SEM ESCOLHER A QUEM...

Cleide Aramtes

Vésperas do Natal de 2014.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário