quarta-feira, 31 de dezembro de 2014


O ano de 2014 aos poucos se despede... Seus pensamentos, estão necessitando ser reciclados, reorganizados ou melhorados!? Seus relacionamentos consigo mesma, com a Família, com os Amigos, com a Natureza, com os animais e todas as formas de relacionamentos estão clamando por reavaliações e fortalecimentos sinceros!?

Suas crenças estão precisando ser revistas ou revisadas!? Sua Fé está pedindo para ser reforçada, fortalecida!? Sua Esperança suplica para não ser esquecida ou descartada!? Seu padrão ultrapassado de comportamento está pedindo para ser substituído!? Seus vícios nocivos estão procurando a porta de saída, voltaram a caminhar sentido à dissolução!? Seus pensamentos preocupantes estão pedindo alforria, ou transformações!? Seus pensamentos que se repetem erroneamente milhares de vezes estão pedindo trégua!? Seus pensamentos contaminados pela enxurrada de informações advinda das redes sociais estão precisando ser reorganizados por graus de necessidade, importância e prioridades!? Sua mente clama para ser DESCONTAMINADA, DESPOLUIDA de todas as influências externas a que foi submetida ao longo deste ano que se despede!? Então, Pare... Conte... Sinta... Atenda ao pedido de sua mente que quer ser DEPURADA... Quer ser RENOVADA... Para que assim “em você” possa haver renovação de vida interna e externa, ordem, organização criativa e planejamento estratégico... E de maneira AREJADA E NATURAL SUA VIDA POSSA ACONTECER... SUA VIDA POSSA OUSAR VIVER Sem Culpa... Sem Medo... Sem Burocracia... Sem Dúvidas!  

Vamos, então, iniciar o Ano Novo com a “casa” de nossa Mente Arejada, para que ela possa conceber novos pensamentos – uma útil reformulação de planos para a melhor visualização das prioridades e, assim, canalizar novas ideias advindas da Alma, que terá caminho limpo para se manifestar construtivamente... Que possamos ter mais esperança, convicção, tentativa talvez de caminhar rumo à possibilidade de que ainda podemos dormir e acordar diferentes... Que possamos Sonhar... E ao acordarmos para ver que não estávamos dormindo... Constatarmos que de fato o SONHO DA VIDA ETERNA É A GRANDE VERDADE QUE MUDARÁ NOSSOS DIAS NESTA VIDA TERRENA...

Quem viver Verá... Que há sim, um tempo para tudo... E Agora a bola da vez é BOLA A JUSTIÇA! Ela está Chegando... Abrindo Alas... E com certeza não “pedirá” para ficar... Pois ela sabe que se aqui veio... Aqui por um tempo permanecerá... E SUA LEI HÁ DE... ENTRE OS HOMENS IMPERAR...    

 

Cleide Aramtes.    


"Meu caminho

É o caminho da infância espiritual,

O caminho da confiança

E da entrega absoluta".

 

Teresinha do Menino Jesus

 

 


Adormeci

E sonhei que a vida era alegria;

Despertei

E vi que a vida era serviço;

Servi

E vi que o serviço era alegria.


Rabindranath Tagore

SEM AMOR EU NADA SERIA


"A inteligência sem amor, te faz perverso.
A justiça sem amor, te faz implacável.
A diplomacia sem amor, te faz hipócrita.
O êxito sem amor, te faz arrogante.
A riqueza sem amor, te faz avaro. A docilidade sem amor, te faz servil.
A pobreza sem amor, te faz orgulhoso.
A beleza sem amor, te faz fútil.
A autoridade sem amor, te faz tirano.
O trabalho sem amor, te faz escravo.
A simplicidade sem amor, te deprecia.
A oração sem amor, te faz introvertido e sem propósito.
A lei sem amor, te escraviza.
A política sem amor, te deixa egoísta.
A fé sem amor, te deixa fanático.
A cruz sem amor se converte em tortura.
A vida sem amor, não tem sentido!"

Lao-Tsé

 

 

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014


OFERTA DE NATAL

 
Senhor! Enquanto as melodias do Natal nos enternecem, recordamos também, ante o céu iluminado, a estrela divina que te assinalou o berço na palha singela!... De novo, alcançam-nos os ouvidos as vozes angélicas: - Glória a Deus nas Alturas, paz na Terra, boa vontade para com os homens!... E lembramo-nos do tópico inesquecível da narrativa de Lucas (Evangelho de Lucas 2:8-11): “Havia na região da manjedoura pastores que viviam nos campos e velavam pelos rebanhos durante a noite; e um anjo do Senhor desceu onde eles se achavam e a glória do Senhor brilhou ao redor deles, pelo que se fizeram tomados de assombro... O anjo, porém, lhes disse: não temais! Eis que vos trago boas novas de grande alegria, que serão para todo o povo... É que hoje vos nasceu, na cidade de David, o Salvador, que é o Cristo, o Senhor”. Desde o momento em que os pastores maravilhados se movimentaram para ver-te, na hora da alva, começaste, por misericórdia tua, a receber os testemunhos de afeição dos filhos da Terra. Todavia, muito antes que te homenageassem com o ouro, o incenso e a mirra, expressando a admiração e a reverência do mundo, o teu cetro invisível se dignou acolher, em primeiro lugar, as pequeninas dádivas dos últimos! Só tu sabes, Senhor, os nomes daqueles que algo te ofertaram, em nome do amor puro, nos instantes da estrebaria: A primeira frase de bênção... A luz da candeia que principiou a brilhar quando se apagaram as irradiações do firmamento... Os panos que te livraram do frio... A manta humilde que te garantiu o leito improvisado... Os primeiros braços que te enlaçaram ao colo para que José e Maria repousassem... A primeira tigela de leite... O socorro aos pais cansados... Os utensílios de empréstimo para que te não faltasse assistência... A bondade que manteve a ordem, ao redor da manjedoura, preservando-a de possíveis assaltos... O feno para o animal que devia transportar-te... Hoje, Senhor, que quase vinte séculos transcorreram, sobre o teu nascimento, nós, os pequeninos obreiros desencarnados, com a honra de cooperar em teu Evangelho Redivivo, pedimos vênia para algo te ofertar... Nada possuindo de nós, trazemos-te as páginas simples que Tu mesmo nos inspiraste, os pensamentos de gratidão e de amor que nos saíram do coração, em forma de letras, em louvor de tua infinita bondade! Recebe-os, ó Divino Benfeitor! Com a benevolência com que acolheste as primeiras palavras de respeito e os primeiros gestos de carinho com que as criaturas rudes e anônimas te afagaram na gloriosa descida à Terra!... E que nós – espíritos milenares fatigados do erro, mas renovados na esperança – possamos rever-te a figura sublime, nos recessos do coração, e repetir, como o velho Simeão, após acariciar-te na longa vigília do Templo: - “Agora, Senhor, despede em paz os teus servos, segundo a tua palavra, porque os nossos olhos viram a salvação!..."

EMMANUEL
ELEVANDO NOSSOS PENSAMENTOS AO MENINO DEUS
 
 
Aqui estão fragmentos de uma linda mensagem que recebi psicografada por Edson de Souza Marquez pelo espírito de Meimei no dia de 25/11/2014.
 
“Cleide as Flores nos atraem e nos elevam o pensamento harmonizando-nos com o Belo. Com elas descobrimos a Harmonia do Universo”.

 “Um dia, o homem quando estiver mais espiritualizado, encontrará nas flores uma harmonia que desconhece”.

“Abraçar uma Árvore e fazer uma prece... Deixar os pensamentos Fluírem, nos eleva a Alma às Alturas”.

“Na Natureza Tudo se Harmoniza... Podemos Dividir com as Flores os nossos Sentimentos mais íntimos que estaremos entregando-os em segurança em Boas Mãos – Mãos que Curam... Mãos que Harmonizam...”

Meimei.   

Era a última terça-feira do mês de Novembro. Mais uma vez me dirigi ao Centro José Horta logo bem cedo, em busca de deixar “marcado” e garantido meu atendimento para continuar recebendo as devidas orientações por parte dos mentores que ali trabalham, seja por parte de Dr. Edson ou privilegiadamente, através das “abençoadas cartinhas” vindas do Céu que tenho recebido.
Todas as vezes que ali chego para esperar a hora de deixar meu nome, começo a pensar em quantas são as pessoas que precisam daquele “Socorro Celestial” e que não tem a mesma sorte que a minha em poder estar ali “na fila”, por inúmeros e variados motivos – sendo um deles a dificuldade em poder se ausentar por algumas horas de suas atividades diárias. E assim por diante... Tem-se dos motivos mais complicados aos mais descabidos... Como por exemplo, “não poder deixar de assistir a um programa televisionado que assiste diariamente”... “Não delegar o serviço de banco de uma empresa, como sempre faz quando precisa viajar a negócios”... Ou pior ainda, porque é cansativo, triste e extremamente entediante ter que enfrentar horas em uma fila, etc...  E assim, muitos acabam por se permitir privar-se de um dos mais eficientes socorros que se possa ter na atualidade na tentativa de atender uma gama alargada de problemas terrenos – enfatizo que aqui falo do “Socorro Celestial”. Falo de uma cartinha ESCRITA COM O AVAL DE DEUS PAI – será que dá para imaginar “o alcance da graça!?”... Gente, como não sentir o coração pulsar vigorosamente a ponto de querer sair pela boca quando você ouve pronunciar seu nome!? Como assim!? Meu nome de verdade!? Deus permitiu que um de seus “trabalhadores” saísse “quem sabe” de um atendimento muito mais emergente APENAS PARA ME ATENDER... E me reafirmar o quanto sou importante nos planos que traçou nesta Tela Universal!?... É no mínimo para perder “a voz” por alguns instantes, não é mesmo?

Mas por que será que inúmeras pessoas ainda preferem e escolhem estar distantes de se deparar COM ESTA GRAÇA QUE SURGE DE UMA VONTADE VERDADEIRA DE VIVER UMA VIDA DIFERENTE DA QUE VIVIA NO SEU “ANTIGAMENTE DO AINDA ONTEM?”... POR QUE SERÁ QUE CONTINUAM POR NÃO QUERER ESCOLHER UMA VIDA QUE SE EMBASA EM PEQUENAS AÇÕES DE DESPRENDIMENTO E COMPROMISSO FRENTE A UMA REALIDADE TERRENA QUE PROMETE UM TUDO E CUJA RAIZ É “O NADA!?”... Quem sabe... Porque tenha faltado à aula exatamente no dia em que a lição tenha tido como tema principal “O AMOR”. O Amor!? Sim, O AMOR VIVIDO E EXPERIMENTADO POR JESUSNOSSA LUZ – JESUS FOI, É E SERÁ PELA ETERNIDADE O PRÓPRIO AMOR... E Buscar VIVER A CADA MOMENTO O AMOR É TER COMO COMPANHIA O PRÓPRIO JESUS... É PERMANECER ILUMINADO TODOS OS DIAS DA NOSSA VIDA; OU SEJA, PELA ETERNIDADE...

Receber uma cartinha VINDA DOS CÉUS de um Anjo de Luz é como receber um ramalhete de flores envolvidas pela Essência Criadora que o dará o direito de florir por todas as estações... Ali bem juntinho da gente...  

Acredito que as “Flores Celestiais” são embaladas, são envolvidas pelo invólucro mais resistente de Toda Criação DividaComo Eu Sou... Como Você é... Como Nós Somos... As Flores Celestiais Alegram, Perfumam, Encantam, Atraem, Alimentam, Colorem, Simbolizam e Abençoam A VIDA QUE A ETERNIZA POR TODAS AS ESTAÇÕES... COMO O GRANDE SORRISO DE DEUS ENTRE OS HOMENS... Dignai-vos assistir-me meu Anjo Guardião e ao me acompanhar por minha peregrinação... Ajude-me um cadiquinho mais para que eu possa:

*Alegrar aqueles que interiorizam a desesperança em suas almas em vez de querer sentir-me “anestesiada” à exclusiva alegria terrena...

*Perfumar os caminhos por onde meu irmão passa com o Aroma das minhas ações... Em vez de escolher por me inebriar com “o cheiro” das essências artificiais que fabrico a partir das minhas atitudes egoicas...

*Encantar, os corações daqueles que estão perdendo o sentido de sua própria existência, com o fogo de meu Sagrado Coração, em vez de me deixar “enfeitiçar” pelas ricas vitrines do mundo do “faz de conta”.

*Atrair A VIDA com tudo que ela possua de Belo e Sagrado em vez de me entregar à Morte dos meus sonhos infantis – “e poder Morar pela Eternidade num Castelo Encantado... Onde O Homem, à Imagem de Deus foi feito para Ser Feliz...”, em vez de cavar aos poucos a sepultura que reverencia e abriga “a morte”. 

*Alimentar para reerguer os Sonhos daqueles que como eu um dia também Sonhara... Em vez de atirar meus fétidos lixos sobre o seu Castelo já em Ruínas...

*Colorir as praças de meu bairro, minha cidade, meu estado... Com as Cores da Comunhão e da Partilha, em vez de contribuir com a pigmentação da radicalidade advinda da escuridão e da inércia de uma comunidade mergulhada nos vícios que enfatizam o “eu quero” e não o “nós queremose “nós podemos” fazer juntos um mundo bem melhor em nome do AMOR...

*Simbolizar a Harmonia e a Paz através de minha ação e meu desejo sincero de “mudança” e “Transformação” deste mundo mergulhado nos consentidos e impunes “crimes” sociais em vez de ser mais um “veiculador belicoso” a desejar que a injustiça prevaleça no momento em que “lavo as mãos” e deixo que escolham por mim... O RUMO DOS NOSSOS DIAS... Apenas para não me comprometer com “a doença e as pragas que poderão surgir logo no Dia Seguinte”...

*Abençoar O RAIAR DE UM NOVO DIA... ILUMINANDO... SENTINDO-ME COMO MAIS UMA PROTAGONISTA DE UMA SAGRADA HISTÓRIA QUE NÃO SE ESCREVE SÓ... JÁ QUE SOMOS SÓIS QUE NOS POMOS APÓS O TEMPO DA ENCARNAÇÃO... TENDO COMO PRIMORDIAL MISSÃO BRILHAR... PARA CLAREAR OS CAMINHOS... Em vez de Brilhar para ofuscar a visão daqueles que se encontram desprovidos de recursos para reagir à minha agressão, que “na sorte” de ser atendido em consulta terrena, com a extremada “ajuda dos Céus” a visão irá recuperar...  

O Natal se Aproxima... Tenho Uma lista enorme de motivos para comemorar e outra lista quilométrica com inúmeros motivos para ORAR... Pedindo ao meu gentil e desprendido Anjo de Luz uma “carta-presente” com Aroma de Flores que possa ser endereçada aos Candidatos eleitos por Deus... A Semear A Fé e a Esperança com seu Jeito próprio de Ser...

Pedi uma “carta-presente” acompanhada do Aroma de Flores... Porque “Os Pulmões de Mundo” necessitam Inalar o perfume que os conduzirão à Alquimia da Vida – que transcenderá os movimentos normais que nossos corpos hoje conhecem – E com certeza o ar inalado fará o caminho para além “do normal”... Agora, na HORA DA VERDADE, Os Pulmões do Mundo precisam viajar pelo Saber de outras realidades... Necessitam inalar “o presente advindo da resposta à ação da Clorofila Celestial” – desconhecida das leis egocêntricas em que se firmam “os viventes cientistas da morte” ao insistirem em manter separado O QUE PRECISA PERMANECER UNIDO.

Pedi ao Anjo de Luz uma “carta presente” com o Aroma das Flores Celestiais porque ao “Abrir a minha mente para sonhar alto sem tirar os pés do chão” desejo... Com a Vontade que brota de minha Alma que ao festejarmos mais “um Natal” em nossos Lares, tenhamos condições de fortificar em nossas essências, O CAMINHO QUE NOS RESTABELECERÁ AO PRINCÍPIO DA UNIDADE EM NÓS E NO MUNDO – O CAMINHO QUE ACREDITO PODERMOS VIVER PELA ETERNIDADE...

*O CAMINHO QUE RENASCE COM JESUS NA IMAGEM DE MEU IRMÃO... Que recuso ajuda E NEGO A VIDA por medo de MORRER...

*O CAMINHO QUE RENASCE COM JESUS NA IMAGEM DE MEU IRMÃO... Que desperta em mim o que tenho de pior... E o declaro inimigo... E para me abster da Culpa, tão somente culpa... De desejar-lhe mais uma vez a Morte, o Ignoro...

*O CAMINHO QUE RENASCE COM JESUS NA IMAGEM DE MEU IRMÃO... Que passa fome... Fica doente e é por mim assassinado quando jogo no lixo alimento que mofou em minha geladeira ou armários em “nome da morte”...

*O CAMINHO QUE RENASCE COM JESUS NA IMAGEM DE MEU IRMÃO... Que pede respostas e esclarecimentos às suas dúvidas, às suas confusões mentais e esclarecimentos sobre “fenômenos estranhos” cujo nascedouro é “problemas espirituais”... E para não comprometer a “segurança” de meu grupo ou entidade religiosa já estabelecida em meio às regrar “de bem viver” o encaminho aos manicômios que o tratarão como “loucos” e aos poucos o condenarão à morte...

*O CAMINHO QUE RENASCE COM JESUS NA IMAGEM DE MEU IRMÃO... COMPANHEIRO OU FILHO... Que dorme ao meu lado todas as noites sem receber de minha parte uma simples boa noite... Com o desejo sincero de um bom descanso... E em meio à escuridão que passa a desfilar minha Alma acaba por morrer a cada instante a oportunidade que já não tenho mais de refazer os laços a que me prestei fazer no instante que escolhi por vir trabalhar em nome do Amor nesta vida terrena...

*O CAMINHO QUE RENASCE COM JESUS NA IMAGEM DE MEU IRMÃO... Que abandono diariamente aos maus tratos e à falta de oportunidade de viver com dignidade porque seu currículo registra a “nota” da fome ou do trabalho duro... Infelizmente o “QI” (Quem indica) continua sendo por mim reforçado como privilégio daqueles que podem pagar por uma “boa educação”. E ao negar ao que era dele POR DIREITO CONSTITUÍDO... Injustamente o conduzi aos becos da morte...

*O CAMINHO QUE RENASCE COM JESUS NA IMAGEM DE MEU IRMÃO OU IRMÃ... Que está perdida em meio à doença cuja raiz é sua emoção desequilibrada... Como minha agenda estava “lotada de compromissos” que me dariam um excelente retorno financeiro, por falta de tempo, não os atendi no devido tempo, colocando em prática o que meu conhecimento de causa e minha especialização me permitiriam... De emoções descompensadas eu ajudei meus irmãos e vizinhos cometer o suicídio... Hoje seus espíritos sofrem e sentem as dores de seus corpos físicos que as minhas insaciadas necessidades materiais me fizeram ser cúmplice de sua forçada partida...

*O CAMINHO QUE RENASCE COM JESUS NA IMAGEM DE MEU IRMÃO... MEU FILHO SOBRINHO... MEU AMIGO... MEU MESTRE E DOUTOR DE MEU SAGRADO CORAÇÃO... Que está se perdendo em meio “AS DROGAS” por falta de meu amor!? Minha Atenção!? Meu conselho!? E os dias estão passando... Seu vício aumentando... Vejo um pai se entregando a morte por desgosto e por se julgar incapaz de ajudar... Uma Mãe quase se entregando ao desespero... Por não mais saber por onde continuar... E eu aqui assistindo de longe a escuridão das mortes se aproximarem de seus corpos físicos...

*O CAMINHO QUE RENASCE COM JESUS NA IMAGEM DE MINHA IRMÃ VIZINHA E CONHECIDA... Que morre aos poucos de um câncer que “consome seu ar”, que interrompe sua voz “com crises de tosse”; mas não abre mão de firmar O “CORROER DE SEU SER” PELO ÓDIO, PELA MÁGOA e pelo orgulho... Ela continua escolhendo o caminho da rigidez, do desamor e da mágoa profunda... E em respeito a sua escolha nada faço no sentido de chama-la à consciência do motivo pelo qual as suas células estão se destruindo ainda mais – diante da sua triste escolha... Apenas digo Amém e assino em baixo da sua opção pela morte...

*O CAMINHO QUE RENASCE COM JESUS NA IMAGEM DE MEU IRMÃO... Que se entregou mesmo que a contra gosto à melhor opção que lhe restou junto ao “seu ninho” para esperar, por seus últimos dias nesta vida terrena... E em respeito a sua escolha privo-me de ajudá-lo ou de dizer-lhe o quanto lhe sou grata por tudo que representa para mim nesta vida terrena... Senti restar-me o silencio a espera de um dia poder fazê-lo ouvir tais afirmações através da intimidade de minhas orações e em resposta receber uma comunicação sua vinda do além-túmulo...

*O CAMINHO QUE RENASCE COM JESUS NA IMAGEM DE MEU IRMÃO... Que ouve a chuva no telhado e entra em desespero por temer perder o pouco que ainda lhe restou da última tragédia televisionada e assistida por mim e muitos outros... Confesso que nada fiz a não ser lamentar a tamanha falta de sorte... E rezar por não querer me comprometer... Enterrei os corpos de inúmeras vítimas que já foram esquecidas com o passar das águas que pesavam a lama que escorria, escondendo o sangue daqueles que pagaram com a própria vida a minha inércia diante da dor de meus irmãos...

*O CAMINHO QUE RENASCE COM JESUS NA IMAGEM DE MEU IRMÃO... Que clama pelo direito em poder acessar o mundo do conhecimento... E eu como mãe que sou NADA FAÇO PARA CONTRIBUIR COM A INOVAÇÃO DO PROCESSO EDUCACIONAL – a não ser afogar os sonhos de muitos educadores que sepultaram seus “egos” em nome da EFICIÊNCIA DA FORMAÇÂO DE UM CIDADÃO QUE É SANGUE DE MEU SANGUE...

O Natal se Aproxima... Tenho Uma lista enorme de motivos para comemorar e outra lista quilométrica com inúmeros motivos para ORAR... Pedindo ao meu gentil e desprendido Anjo de Luz uma “carta-presente” com Aroma de Flores que possa ser endereçada aos Candidatos eleitos por Deus... A Semear A Fé e a Esperança com seu Jeito próprio de Ser... ILUMINADO COMO JESUS... Para que fique plantado e possa “nascer” mais uma vez entre os homens o Profundo e Terno Amor de Deus... Via Semente da Eternidade... Com direito a “alta tecnologia” e tudo mais... Para que a apreensão das nossas lições sejam “benditas” por nossas sublimes emoções... Ao serem experienciadas e então glorificadas por qualquer que seja o aprendiz que escolher se por a serviço e descobrir em tempo que VALE A PENA VIVER O AMOR – COMO FONTE SEGURA DE NATURAL E PURA FONTE LUZ.

O Natal se Aproxima... E eu hei de acreditar a cada dia um pouco mais no poder que nasce da Luz que CLAREIA E PERMANECE PELA ETERNIDADE... Como o Sol que brilha Aqui... Que Brilha ali... OU ACOLÁ... Bem no gramado da Terra que meu filho inocentemente escolher para brincar... Ele afirma “Que Falará do Amor de Deus na Terra do Contrário... Que fica lá do lado que fica de cá... Que fica lá do lado que fica de lá...” Não sei bem... Pode até ser... Que fique lá do lado de lá e de cá – encostadinho no lado que divide com o lado do acolá...  Só sei que lá a estrela Dalva tem o clarão do Sol tipo “They Light em Led” com acentuados tons que brilham e enfatizam as sete cores do arco íris... Em pleno Silêncio da Madrugada... E cada uma das cores emitem ondas de energia com sons de louvor e agradecimento ao perfume da Vida que Nasce... Mais uma vez... Em meio a um Jardim Florido... Firmando entre os homens o Profundo e Terno Amor de Deus... Como Fruto Divino da Magnífica Flor que Representa a Eternidade...

Cleide Aramtes – 25 de Novembro de 2014 – Estamos a um mês do Natal.

 

           

 

 

A MANJEDOURA
 
As comemorações do Natal conduzem-nos o entendimento à eterna lição de humildade de Jesus, no momento preciso em que a sua mensagem de amor felicitou o coração das criaturas, fazendo-nos sentir, ainda, o sabor de atualidade dos seus divinos ensinamentos. A Manjedoura foi o Caminho. A exemplificação era a Verdade. O Calvário constituía a Vida. Sem o Caminho, o homem terrestre não atingirá os tesouros da Verdade e da Vida. É por isso que, emaranhados no cipoal da ambição menos digna, os povos modernos, perdendo o roteiro da simplicidade cristã, desgarra-se da estrada que os conduziria à evolução definitiva, com o Evangelho do Senhor. Sem ele, que constitui o assunto de todas as ciências espirituais, perderam-se as criaturas humanas, nos desfiladeiros escabrosos da impiedade. Debalde, invoca-se o prestígio das religiões numerosas, que se afastaram da Religião Única, que é a Verdade ou a Exemplificação com o Cristo. Com as doutrinas da Índia, mesmo no seio de suas filosofias mais avançadas, vemos os párias miseráveis morrendo de fome, à porta suntuosa dos pagodes de ouro das castas privilegiadas. Com o budismo e com o xintoísmo, temos o Japão e a China mergulhados num oceano de metralha e de sangue. Com o Alcorão e com o judaísmo, temos as nefandas disputas da Palestina. Com o catolicismo, que mais de perto deveria representar o pensamento evangélico, na civilização ocidental, vemos basílicas suntuosas e frias, onde já se extinguiram quase todas as luzes da fé. Aí dentro, com os requintes da ciência sem consciência e do raciocínio sem coração, assistimos as guerras absurdas da conquista pela força, identificamos o veneno das doutrinas extremistas e perversoras, verificamos a onda pesada de sangue fratricida, nas revoluções injustificáveis, e anotamos a revivescência das perseguições inquisitórias da Idade Média, com as mais sombrias perspectivas de destruição. Um sopro de morte atira ao mundo atual supremo cartel de desafio. Não obstante o progresso material sente a alma humana que sinistros vaticínios lhe pesam sobre a fronte. É que a tempestade de amargura na dolorosa transição do momento significa que o homem se mantém muito distante da Verdade e da Vida. As lembranças do Natal, porém, na sua simplicidade, indicam à Terra o caminho da Manjedoura... Sem ele, os povos do mundo não alcançarão as fontes regeneradoras da fraternidade e da paz. Sem ele, tudo serão perturbação e sofrimento nas almas, presas no turbilhão das trevas angustiosas, porque essa estrada providencial para os corações humanos é ainda o Caminho esquecido da Humildade.

Do livro ANTOLOGIA MEDIÚNICA DO NATAL

Francisco Cândido Xavier

 

Falando um Pouquinho do Natal

 
As comemorações festivas do ciclo natalino. Na sua Origem, vem da distante Idade Média, quando a Igreja Católica introduziu o Natal em substituição a uma festa mais antiga do Império Romano, a festa do deus Mitra, que anunciava a volta do Sol em pleno inverno do Hemisfério Norte. A adoração a Mitra, divindade persa que se aliou ao sol para obter calor e luz em benefício das plantas, foi introduzida em Roma no último século antes de Cristo, tornando-se uma das religiões mais populares do Império.  A data conhecida pelos primeiros cristãos foi fixada pelo Papa Júlio 1º para o nascimento de Jesus Cristo como uma forma de atrair o interesse da população. Pouco a pouco o sentido cristão modelou e reinterpretou o Natal na forma e intenção. Conta a Bíblia que um anjo anunciou para Maria que ela daria a luz a Jesus, o filho de Deus. Na véspera do nascimento, o casal viajou de Nazaré para Belém, chegando à noite. Como não encontraram lugar para dormir, eles tiveram de ficar no estábulo de uma estalagem. E ali mesmo, entre bois e cabras, Jesus nasceu, sendo enrolado com panos e deitado em uma manjedoura. Pastores que estavam próximos com seus rebanhos foram avisados por um anjo e visitaram o bebê. Três reis magos que viajavam há dias seguindo a estrela guia igualmente encontraram o lugar e ofereceram presentes ao menino: ouro, mirra e incenso. No retorno, espalharam a notícia de que havia nascido o filho de Deus. Nos dias de hoje, a comemoração é Universal, abrangente, calorosa ­ e envolve a todos. Uma das mais coloridas celebrações da humanidade, é a maior festa da cristandade, da civilização surgida do cristianismo no Ocidente. Época em que toda  “Iluminada fantasia” é permitida. Não há quem consiga ignorar a data por mais que conteste a importação norte-americana nos simbolismos: neve, Papai Noel vestido com roupa de lã e botas, castanhas, trenós, renas... Por mais que relutemos diante dos efeitos catastróficos do consumismo acirrado, até os antinatalinos acabam em concessões, um presentinho aqui, outro acolá... Uma estrelinha de Belém na porta de casa, uma luzinha, um mimo para marcar a celebração da vida, um pedido de perdão, um abraço sincero, uma ação fraterna, que é o autêntico sentido que cada um possa dar à Grande Festa. Independente do consumismo, tão marcante, o Natal mantém símbolos sagrados do dom, do mistério e da gratuidade. E em meio a tudo que é contrário ao verdadeiro espírito natalino é que ano após ano muitas famílias do mundo inteiro procuram trazer para seus lares estes símbolos – como uma maneira de se reaproximarem da Sagrada Família – A ÚNICA FAMÍLIA que possui força capaz de demonstrar O QUANTO toda e qualquer família carrega na essência O PODER DA TRANSFORMAÇÃO que nasce com o enraizamento da COMUNHÃO, da PARTILHA, da Fé e da Esperança de que vale a pena TER E CULTIVAR A HARMONIA da Vida que nasce em cada lar – com a magia que surge da Alquimia proporcionada pela “mansa alegria” e sublime pureza do Menino Deus que hoje pede que nos esforcemos por trabalhar em prol de um mundo mais regenerado – onde cabe às nações mais desenvolvidas e responsáveis por ocupar a frente das decisões mais importantes no mundo, aprender a se suportar; digo, suportar umas às outras, respeitando as diferenças entre si, abstendo-se assim de se lançarem ao extermínio de seus filhos.
Cleide Aramtes.

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

LÁ VEM MEU SÁBIO E BOM AMIGO!
 
  


Você acredita em “Papai Noel!?” Sabe me dizer como este bom velhinho apareceu entre os homens!?

Bem, se não sabe, vou contar para você que já ouvi muitas estórias sobre ele... Alguns dizem que a figura deste homem cheio de muitas coisas boas para dividir entre aqueles que muito pouco tem, é um personagem que no século IV foi inspirado em São Nicolau, que nasceu em Patara (TURQUIA) – Nicolau era filho de pais muito ricos que desde muito cedo desmonstrou ser bem generoso – assim que seus pais morreram, aconselhado pelo tio, foi visitar a terra santa    Ao voltar de viagem, decidiu ir morar em Myra (sudoeste da Ásia menor), doando todos os seus bens e vivendo na pobreza. Quando o bispo de Myra morreu, os anciões da cidade não sabiam quem nomear para bispo, colocando a decisão na vontade de Deus. Na noite seguinte, o ancião mais velho sonhou que Deus lhe disse que o primeiro homem a entrar na igreja no dia seguinte, seria o novo bispo de Myra. Como Nicolau costumava levantar-se cedo para ir rezar, e foi o primeiro homem a entrar na igreja naquele dia, se tornou bispo de Myra.

Então porque Nicolau começou a ser chamado Papai Noel? Sabemos que Nicolau foi um homem como outro qualquer dos dias de hoje; mas que naquela época ELE ERA UM HOMEM QUE ACREDITAVA EM JESUS e sua transformação em símbolo natalino aconteceu na Alemanha devido algumas tradições daquele País; e daí correu o mundo inteiro e juntou-se a outras figuras também marcantes como San Claus  já que estas outras pessoas a exemplo de Nicolau também tinha especial cuidado com as crianças e os necessitados – não é por acaso que diversas lendas que cercam a figura de Nicolau, surgiram,  proporcionando o aumento de sua fama – e de modo geral elas contam que ele costumava ajudar, anonimamente, quem estivesse em dificuldades financeiras – afirmando ainda que ele colocava o saco com moedas de ouro a ser ofertado na chaminé das casas e que foi declarado santo depois que muitos milagres lhe foram atribuídos.
Os holandeses introduziram a tradição nos EUA e o fizeram patrono da ilha de Manhattan, a Nova Amsterdam, como chamaram os holandeses à Nova York quando a fundaram no século XVIII. A figura era do gordo sorridente de bochechas rosadas que cativou – e sua mitra episcopal logo se transformou em gorro, conservando a cor vermelha das vestimentas. Veio depois o saco de brinquedos (que antes não existia), e até seu cavalo cinzento


se transformou em um trenó puxado por oito renas (que na realidade FOI CRIAÇÃO de outro homem muito inteligente por nome de Clement Clark More 


Que escreveu um poema para suas filhas – contando que ele, o Papai Noel, passava pelas casas de todas as crianças bem comportadas, entrando pela chaminé, e depositando os presentes nas árvores de Natal ou meias penduradas na lareira – Assim como nos contam hoje)... O nome do santo em holandês se pronunciava Sinter Klass, que para os meninos de língua inglesa e os Canadenses logo mudou para Santa Clause no Caribe o chamaram "Santicló" com acento francês. Na França de Pére Noel, o nome se transformou em Papá Noel, pela tradição de dar presentes no Natal (Noel), na Inglaterra Father Christmas, na Dinamarca Juliman, no Japão Jizo, na Rússia Baboushka, etc...
O Papai Noel veio para o Brasil na segunda década do século XX. Uma das principais funções do Papai Noel é de “fraternalmente dizendo”, distribuir presentes – através de ações solidárias que, vieram de várias tradições – Aquelas trazidas por São Nicolau; aquelas vindas com a Epifania (seguindo a tradição dos magos, com a apresentação de Jesus Cristo ao mundo (tradição essa muito presente entre os descendentes de portugueses, em especial no sul do país). A outra tradição é a dos romanos que desejavam boa sorte durante as festas saturnais (que eram as festas populares, celebradas anualmente por volta do solstício de inverno – pretendiam com estas festas ressuscitarem por certo tempo a época maravilhosa em que os homens tinham vivido sem contrariedades, sem distinções sociais, numa paz inviolada. Era uma semana de repouso livre e feliz para o povo romano, durante a qual todas as atividades profissionais eram suspensas – até as campanhas militares eram interrompidas – e se realizavam inúmeros banquetes, onde os cidadãos substituíam a toga pela túnica e serviam seus escravos que, desobrigados das suas funções habituais, falavam sem papas na língua); a outra tradição se deu com as comemorações do dia 25 de dezembro, dia em que o mundo cristão celebra o Nascimento de Jesus. Algumas culturas davam e dão os presentes na vigília de Natal, no dia 24 de dezembro. Cada tradição fala de um doador diferenteO MENINO JESUS,                
Santa Claus, o Velho Noel, a mulher de Papai Noel
(Belfana – na Itália)
Esta tradi ção é muito encontrada entre os descentes de italianos no sul do país, ainda hoje, em especial nas comunidades da cidade de São Paulo), os três magos, ou também os gnomos de Natal.

Bem, você ouviu dizer muito aí no que está escrito acima, sobre “tradição”e que em cada parte do mundo HOUVE UM DOADOR DE PRESENTES AOS MAIS NECESSITADOS – Os Reis Magos Levaram presentes a Jesus, mas não se presentearam entre si... O que você tem a dizer sobre este fato? Mesmo vindo de reinos bem diferentes, cada um dos reis magos soube agir com muita fraternidade e cooperação diante do filho de Deus – O MENINO JESUS.

QUEM É O ANIVERSARIANTE!? NÃO É JESUS!? VOCÊ SABE QUE PRESENTE ELE VEIO TRAZER DE DEUS PARA OS HOMENS!? DEUS PAI O PEDIU PARA VIR, NASCER ENTRE OS HOMENS PARA ANUNCIAR A BOA NOVA! QUE É A VIDA ETERNA! 
 

 
VOCÊ SABE O QUE É VIDA ETERNA!? JESUS VEIO NOS DIZER QUE O NOSSO ESPÍRITO VIVERÁ PARA SEMPRE... E POR ISTO PRECISAMOS VIVER NO AMOR, NÃO É MESMO!? ENTÃO, VOCÊ JÁ DECIDIU O QUE DARÁ DE PRESENTE A ELE?

Depois de já ter decidido com o que você presenteará Jesus, vamos refletir um pouco sobre as várias maneiras que temos de “presentear as pessoas que vivem ao nosso redor!?” A exemplo daquele homem inteligente que INSPIRADO POR DEUS quis arrumar uma maneira de presentear as pessoas mais necessitadas.
Mas será que o mais necessitado é só aquele que “mora nas ruas!?” Será que o papai e a mamãe não está precisando um pouquinho mais de nossa atenção e carinho!? Será que aquele coleguinha ou vizinha que não suporto muito não está precisando ser visto por mim com outros olhos!?


Ah! Mas você quer presentear alguém com algo material, a exemplo de Nicolau?
Então é preciso que saiba que o importante não é o valor material, mas o carinho e a mensagem contidos no cuidado com que você escolhe o presente.
EU ACREDITO SIM NO PAPAI NOEL – sempre acreditei – Mas será porque ele é representado por um velhinho gordo de bochechas rosadas!? Ouça – Mesmo que até o final do século XIX, o Papai Noel tenha sido representado com uma roupa de inverno na cor marrom e, só a partir de 1881, uma campanha publicitária da Coca-Cola mostrou o bom velhinho com uma roupa, também de inverno, nas cores vermelha e branca (as cores do refrigerante), portando ainda um gorro vermelho com pompom branco, e que tenha sido com o sucesso desta campanha publicitária que a nova imagem do Papai Noel tenha se espalhado rapidamente pelo mundo, estando viva até hoje... QUE ASSIM TENHA SIDO, respeito; mas eu também tenho a minha estória para contar sobre “A INTUIÇÃO” que acredito que alguém tenha precisado ter para "escolher o melhor perfil" deste doador de presentes e ainda quais foram os fatores ou as emoções que o ajudaram a fazer a escolha da cor para a vestimenta deste carismático personagem – O nosso sempre fraterno "Papai Noel" – Bem, acredito que à medida em que vamos crescendo, vamos adquirindo experiências e vamos descobrindo coisas legais; e com o tempo, podemos nos tornar verdadeiros sábios – Sabedoria esta que vem do que aprendemos e “experimentamos”, “experienciamos”; assim sendo, acredito, também que o Papai Noel não poderia ser uma criança ou um jovem – ELE PRECISAVA SIM, SER UM HOMEM JÁ VIVIDO E PORTADOR DE UMA GRANDE SABEDORIATanto, QUE DEPOIS DE TER DOADO TODOS OS SEUS BENS, ILUMINADO POR DEUS TEVE A GRANDE IDEIA DE TRABALHAR DURANTE O ANO TODO, PENSANDO EM PRESENTEAR ALGUÉM QUE DESEJAVA MUITO GANHAR ALGO DIFERENTE naquela festa abençoada por Deus – que é o Natal – dia em que se comemora O NASCIMENTO DE JESUS.
MAS POR QUE SERÁ QUE ELE TAMBÉM PRECISOU SER GORDINHO!? Meus Deus, se hoje a gente vive rodeado de preconceito, imagine há muitos anos atrás!? ASSIM SENDO, ACREDITO QUE NÃO FOI POR ACASO QUE DEUS ILUMINOU UM HOMEM SÁBIO, EXPERIENTE E GORDINHO, A TER UMA BRILHANTE IDEIA – EXATAMENTE PORQUE ELE ESTAVA “REPLETO DE MUITO AMOR PARA DAR”... TINHA TANTO AMOR QUE SUAS BOCHECHAS ERAM BEM ROSADAS... SEU GENEROSO SANGUE CORRIA QUENTE E FORTE PELAS VEIAS... QUENTE PORQUE ERA AQUECIDO PELO FOGO DE SEU SAGRADO CORAÇÃO... POR ISTO TINHA CALOR SUFICIENTE PARA SER DIVIDIDO... E PENSO TAMBÉM QUE POR ISTO RESOLVEU VESTIR ROUPAS VERMELHAS – Você já ouviu dizer que algumas pessoas doam sangue para outras pessoas!? Então quando elas praticam esta ação de doar sangue, elas estão DESEJANDO QUE AQUELAS PESSOAS QUE ESTEJAM RECEBENDO, VIVAM COM MUITA ALEGRIA E TENHAM VIDA EM ABUNDÂNCIA... POIS O SANGUE ESTÁ PARA O CORPO DO HOMEM COMO A CLOROFILA ESTÁ PARA A PLANTA – SANGUE QUE CIRCULA VERMELHO E FORTE É SINAL DE VIDA!  QUE VELHINHO INTELIGENTE HEM!? Acredito que como tudo que ele pensava em realizar “ERA PURO”; VINHA DO FUNDO DE SUA ESSÊNCIA; ELE TAMBÉM FAZIA COM A PUREZA DA SUA ALMA QUE ERA BRANCA COMO A NEVE DOS PICOS MAIS ALTOS DE UMA MONTANHA – o que pode ter significado que ele não “tinha segundas intenções”.  
 

Então quem sabe por isto tenha resolvido colocar um pouco daquela lã bem branquinha em sua roupa, não é mesmo!? Como ele precisava se aquecer e ter firmeza para andar com seu “saco bem recheado de presentes”, precisou também de botas longas e fortes – assim as fez, combinando com seu cinto. E se ele caísse, ao caminhar na neve, e não conseguisse se levantar, de longe, alguém o avistaria e o socorreria...
Como na região em que Nicolau vivia não tinha renas; conforme já foi dito acima; outro homem, que era um escritor muito inteligente (Clement Clark More), fechou os olhos, abriu bem a sua mente, sem tirar os pés do chão, e procurou imaginar em como entregaria os presentes, se fosse um Papai Noel?” – então imaginou um trenó voador sendo conduzido por ele e por mais oito renas – depois de “imaginar”, “sonhar acordado”, escreveu uma poesia para suas filhas e parte desta poesia acabou sendo conhecida no mundo todo – e muitas outras pessoas também adotaram a ideia do trenó, interessante, não!?

Assim como por volta do ano de 1224, Francisco de Assis, teve outra grande ideia de por meio da representação da cena da natividade, (o presépio) tentar de forma visual passar para os camponeses o mistério da noite de NatalALGUÉM TAMBÉM TEVE A IDEIA DE “PRESENTEAR JESUS” ATRAVÉS DE UMA DOAÇÃO AO SEU IRMÃO MAIS PRÓXIMO – COM UM PRESENTE – ESTA PESSOA ENTÃO CONTINUOU A REPRESENTAR “UM DOADOR DE PRESENTES” e o costume difundiu-se por toda a Europa – onde já não mais era necessária a representação para a instrução dos adultos na história do Natal, mas como uma decoração e uma estória para a ocasião e para aproximar as crianças e os próprios adultos entre si e DO PRÓPRIO FILHO DE DEUS – O MENINO JESUS.

***E o que tem haver o Papai Noel com o pinheiro – aí já é outra história que poderá ser contada no próximo ano! Mas só para começar posso lhe dizer que alguns dizem vir dos tempos de São Bonifácio – diz a lenda, que o pinheiro foi escolhido como símbolo do Natal, devido à sua forma triangular, onde se representa a Santíssima Trindade.
Outros, já dizem que a Árvore de Natal é o Álamo (que diante das incertezas do dia a dia, simbolizava a valentia, o alto sentido de estética, a agradabilidade, a organização, a confiança e seriedade no PODER DA CRIAÇÃO).

Ou que seja ainda  o Abeto (que diante do Mistério da Criação, representava a beleza e a dignidade), Ou o famoso Pinheiro (que diante da “particularidade” que envolvia o espírito do Natal representava também a companhia agradável e robusta da Mãe Natureza, de onde o homem podia retirar confiantemente seu prático conforto); eram árvores, que cortadas em maio e replantadas na praça da aldeia desde os tempos dos celtas, eram tidas como símbolos votivos do espírito fecundador da vegetação assegurando, pelas homenagens recebidas a continuidade das colheitas. 
Você já ouviu falar em “solstício de inverno!?” Então, daí surgem “as guirlandas de maçãs” – como a maioria dos símbolos do Natal essas guirlandas tem sua origem nos Druidas,  através dos sacerdotes celtas. O termo druida significa “carvalho”, mas também mago e encantamento. Os Druídas honravam a seus deuses atando as ramas de maçãs douradas e outras oferendas – e também não foi por acaso que a escolha de 25 de Dezembro não foi arbitrária.

Colocando o nascimento de Cristo na data das festividades pagãs do solstício do Inverno, a Igreja Cristã tinha a esperança de absorvê-las e o que aconteceu na verdade foi à absorção de muitas de suas ritualísticas e simbologiasque na realidade as usamos até hoje sem saber “o porquê”.
Além dos principais costumes natalinos de cada povo, tem-se adotado outros que são de origem pagã. Outro exemplo é a coroa verde adornada com fitas e bolas coloridas que enfeitam as portas  de tantos lares que é de origem pagã e remonta aos costumes pagãos de se adornar edifícios e lugares de adoração para a festividade que se celebrava ao mesmo tempo do Natal

Sabe-se, contudo que os estudiosos bíblicos consideram que Jesus, o verdadeiro Messias, não nasceu em 25 de dezembro.
Os apóstolos e a Igreja primitiva jamais celebraram o nascimento de Cristo nesta data – mas de tudo o que foi “contado” o que importa é que se Amar é também querer trazer para bem perto da gente aquilo ou “aquele” que ainda estamos sentindo longe, (mesmo porque nosso corpo é feito daquilo que o amor pôs lá dentro)... E onde o amor quis, mas não pôde, acabou ficando um vazio... Quem sabe porque ainda não estamos CONSEGUINDO PERMITIR QUE O AMOR FAÇA MORADA ETERNA EM NOSSAS VIDAS, não é mesmo!? Então, a partir desta grande festa que é o Natal,  vamos então trabalhar disciplinadamente OS NOSSOS NOVOS PROPÓSITOS frente ao nosso presente que é a VIDA ETERNA – e façamos DO NOSSO HOJE – EM MEIO AO NOSSOS FAMILIARES E AMIGOS – A NOSSA GRANDE DÁDIVA – Aquela que nos permitirá viver intensamente nosso MAIOR PRESENTE junto aqueles que AMAREMOS PELA ETERNIDADE...


Hoje, sabemos que sendo homens, somos idênticos na fragilidade que nos caracteriza... Sentimos Vazios, Desejos, Ausência imensa, Saudade de algo que nos falta... Sonhamos com coisas longínquas, e as amamos... Como as Florestas que nunca vimos, oceanos e mares que imaginamos nunca termos navegado; chegamos até pensar que poderia ser bom se, um dia, os mares por nós sonhados e a selva em meio às florestas que desbravamos em nossos sonhos, se encontrassem com o azul e o verde brilhantemente misturados em nossas mentes... E então continuamos a pensar... Sonhamos... Ousadamente e criamos... Reinventamos... A Maneira que o outro inventou... REINVENTAMOS PARA VIVERMOS O NOSSO ENCANTO PELA VIDA... SEM DESRRESPEITÁ-LO, SEM ANULÁ-LO... AFINAL, DESCOBRIMOS TAMBÉM QUE TEMOS UM UNIVERSO À NOSSA FRENTE... SOMOS FILHOS DE DEUS PAI... E IRMÃOS DESTE MENINO QUE ACABA DE NASCER E PEDE PARA DORMIR EM NOSSO CANTINHO...

Apenas reflita se do seu lado haverá lugar para abrigá-lo!?

Aprendi com o tempo o motivo pelo qual Papai Noel é tão querido no mundo todo... Aprendi que como Jesus foi e é; ele também é  fraterno, solidário, alegre, gentil e sendo filho de Deus, ama muito a Jesus, seu irmão abençoado com uma grande e nobre missão... Aprendi que o Papai Noel, se valendo do Fogo de seu Sagrado Coração... Sonha, Deseja e Espera que SE CUMPRAM OS PLANOS DE DEUS... E você!?

Se seu vizinho não acredita no Papai Noel e TEM PROCURADO MUDAR TODO O SENTIDO DOS SONHOS SONHADOS POR UM HOMEM ILUMINADO, deixe-o; respeite-o a exemplo do sábio velhinho que jamais maltratou quem vive distante do verdadeiro ESPÍRITO DO NATAL...

Quando Criança, Nicolau viveu em uma cidade que fazia parte da ROTA DE UM GRANDE MOVIMENTO relacionado com o comércio... Foi muito rico... E jamais pensou que seria o personagem principal de muitas estórias contadas pelo mundo a fora... Ele jamais pensou que permaneceria vivo na história dos homens COMO SÍMBOLO DE DOAÇÃO E BEM VIVER... E MUITO MENOS QUE SERIA "USADO" PARA MUDAR A ROTA, O CONCEITO DE TUDO QUE PÔDE APREENDER DE BOM E SAGRADO SOBRE A VERDADEIRA RIQUEZA NA FACE DA TERRA...
Não se preocupe... Pois se neste tempo de Natal, e em todos os dias de sua vida, você procura respeitar, sorrir, ouvir, ser gentil, ser prudente, ser Justo, ter compaixão, ter paciência, ter piedade, firmeza de caráter, discernimento, aperfeiçoar sua inteligência, ter entendimento, reconhecimento,  ser solidário e exercita a temperança... Se você tem coragem para viver bem distante de tudo que não possui afinidade com O VERDADEIRO ESPÍRITO DO NATAL, e você, como o Papai Noel, também exercita sua fé, sua esperança e a caridade, você COMO O PAPAI NOEL, É “UM GRANDE DOADOR DE PRESENTES”

Que seu Natal seja Santo! E se na sua casa não tiver chaminé, por favor, deixe uma janela aberta para que o Espírito de um Bom Velhinho possa ali entrar e com você estar... Vale a pena acreditar NO PODER DE UM SONHO, QUANDO EM NOME DO AMOR, ELE NASCE DE UMA VONTADE VERDADEIRA... DE FAZER O BEM SEM ESCOLHER A QUEM...

Cleide Aramtes

Vésperas do Natal de 2014.