segunda-feira, 7 de janeiro de 2013


Parabéns, Vovó...

O Dia de Hoje

Será Eternamente Comemorado...

  



Hoje lembrei-me de um texto de Vinícius de Moraes que fala sobre a separação entre as pessoas. Mesmo que lá ele se refira mais à separação entre amigos, muita coisa deste texto faz-me lembrar da Saudade que sinto de minha “Sagrada Vovó” que partiu há quase sete anos. Será que já existiu ou existe um nome mais gostoso de se pronunciar que se equipare ao nome “Vovó”!? Por mais durona, encrenqueira ou moderna que seja a criatura – duvido que ao ouvir: “Vovó” ela não se dobre!? Minha experiência de neta foi a das melhores possíveis – e aqui meus leitores sempre estarão diante de algum texto que se refira a este bem tão precioso na terra que é o presente de se ter um “gostosa vovó”. Como não sei se as regras para se comemorar os aniversários no Céu são baseados no dia da Chegada lá ou na aqui na Terra – acho maravilhoso ter em mente e poder compartilhar os bons momentos que festejamos o aniversário de minha vovó aqui – estiveram envolvidos de grande simplicidade; porém recheados dos ingredientes mais puros e sublimes que possam existir neste Universo... Tanto que até hoje me vejo caminhando em direção à casa de vovó com uma lembrancinha qualquer comprada por papai, e no caminho a procurar por aquela faceira florzinha de mato “rueiro” que estava à me esperar para me ajudar a completar a sua alegria. Era tanta Alegria... Tantos risos... Tantos Sonhos Sonhados com aquele gesto de Amor e Afeição... E aqui, para participar de minha festa hoje, mais uma vez vem Rubem Alves, descrevendo a Saudade como a “Alma dizendo para onde quer voltar.”.. E como é bom poder voltar... Mesmo que esta Saudade aperte bem dentro do peito e até dê aquele “frisson” enorme de querer colher uma florzinha em meio ao caminho para presenteá-la... De viajar horas e horas para poder aproveitar cada minuto daquele precioso tempinho ou até em última hipótese de ligar para ouvir aquela voz novamente... Sabendo que entre lágrimas nos despediríamos... Mesmo assim, entre lágrimas de Saudade, valerá a pena poder cultivar as boas lembranças vividas... E se por lá hoje tem festa, sei que depois de alguns anos será um dos que ela sentirá mais “aquecida e alegre” – É o Primeiro Ano que voltará a ter a companhia de seus dois filhos... E Já que Papai com certeza deverá estar do seu ladinho, o pedirei para cobrí-la de beijos por mim... e desejar-lhe os meus votos de Eterna Felicidade... Em breve estarei me aniversariando – sei que nestas datas a Saudade sempre aumenta – Sem querer questionar os Desígnios de Deus, neste ano não vai ser tão fácil... Mais uma pessoa Sagrada faltará para me dar os cumprimentos – Meu Pai – Sempre foi o Primeiro a se lembrar de dar um alô e me abençoar com as benção de Todos os Santos e Anjos Possíveis e imagináveis... Mas voltando a falar da Festa que hoje continuo comemorando na Alma e no coração, espero que uma das Melhores Amigas que Deus Já me presenteou com a convivência nesta vida Terrena, também possa “dar um beijinho acompanhado de um colinho” para minha vovó e que ainda me faça o favor de neste dia de Festa, apresentar a minha Neguinha Guerreira (Vovó Elvira) a todos os meus familiares e Amigos: Meu Pai, às Vovós Maria (a aniversariante), Rita, Firmina, aos Vovôs Antônio, Nego, Benedito, ao meu irmão Rubens, aos meus Tios Nenê, Adão, assim como meus outros tios, e aos meus primos que aí já estão... Afinal, festa sem família não é festa, não é isto mesmo, vovó!? Pois este foi seu principal discurso durante uma vida... Sentindo muito a falta de qualquer que fosse a pessoa... Tendo Vínculo de parentesco perto ou longe... E como a Senhora mesma disse: “Tempinho Bom Passa de repente deixando a Saudade Morando com a gente”. Sábias suas Palavras, Minha Raiz Forte! Lhe Amarei pela Eternidade...


Cleide Arantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário