terça-feira, 8 de janeiro de 2013


Me pareço mesmo com uma Bruxa!?



Uma pena! Quase todas as vezes que ouvimos algum comentário a respeito das "bruxas", é nítido a fisionomia da maior parte daqueles que ironicamente verbalizam “seus pobres pareceres” – que partindo de suas acomodadas e ignorantes opiniões, logo se pode imaginar uma senhora caquética, possuidora de um gato preto, com nariz grande e verruga na ponta... E muito pior ainda... Com um olhar maligno e risada macabra. Geralmente se alimenta a ideia de que as bruxas tenham sido pessoas invejosas, cujo principal objetivo de vida seria fazer feitiços e “bruxarias” contra todos, tendo como alvo principal as lindas donzelas virgens de aparência imaculada (como no caso das bruxas das histórias infantis). Mas, para a surpresa de muitos, a história verdadeira é bem diferente do que “ainda” se pensa atualmente. As bruxas eram lindas mulheres, atraentes, sábias detentoras de conhecimentos sobre a natureza e magia. Dominavam o uso medicinal das plantas. E Já que à época de sua existência, não havia divisão entre a ciência e a fé, conforme vários registros deixados, sua classificação estava mais para “verdadeiras cientistas fêmeas”. Possuíam todos os atributos para tal; pois detendo tanto saber se tornavam “uma só mulher sábia”, pronta para responder à variadas dúvidas. Como suas crenças não se fundamentavam na existência do bem e do mal, não faz nenhum sentido acreditar que haviam bruxas que praticavam a magia branca e a magia negra, como muitos fazem questão de ressaltar.  De forma Brutal e Desumana, as bruxas foram implacavelmente caçadas durante a inquisição na Idade Média. E o motivo pelo qual a igreja caçava as bruxas é bastante óbvio. Como a exemplo do terrível acontecido com a Jovem de 19 anos, Joana d'Arc – Vista como “A mulher que ouvia vozes do Diabo”. Que sociedade patriarcal toleraria mulheres independentes, inteligentes, donas de terras e de seus narizes? Alguma mentira tinha que ser inventada com o objetivo de pôr fim ao "mau exemplo". Só mais tarde um bendito Papa disse que “A Igreja havia se equivocado – afirmando que as vozes que Joana ouvia eram vozes de Deus”– Que Absurdo! E Foi assim que igreja cometeu um verdadeiro genocídio, um verdadeiro holocausto (pois as bruxas eram torturadas e queimadas vivas), motivado por intolerância religiosa e de vários outros gêneros; o que ainda não é contado nos livros escolares. O que importa disso, enfim, é o bom exemplo e o legado que elas deixaram, que deve ser admirado, seguido, lembrado e divulgado, pois eram e são um modelo maravilhoso para as mulheres fortes e batalhadoras do mundo inteiro, que deveriam “não se contentar com o que está pronto” e pesquisar mais sobre sua história a fim de conhecer um pouco de sua filosofia. A filosofia das mulheres livres... Hoje muitas definições reafirmam a barbárie do passado. Mas a palavra bruxa tem origem na língua dos povos celtas e significa “aquela que cuida, mulher sábia” e está relacionado às mulheres que dominavam o cultivo e o uso de ervas medicinais, tratando de crianças que estavam doentes. As mulheres celtas eram criadas em nível de igualdade aos homens; eram respeitadas porque “sangravam” todo mês e não morriam por causa disso e, ainda, por abrigarem no ventre uma criança por nove meses e traze-la ao mundo com muita dor e também sobreviver a isso. Viviam sempre próximo a florestas e rios, onde acreditavam na força e na sabedoria da “Mãe Natureza”. Eram livres para escolherem seus homens, obedecendo a uma regra obrigatória: compaixão, amor, companheirismo, gentileza  e amizade – “aquele não era um tempo de escassês”. Eram mulheres independentes! Infelizmente, como já foi relatado, com o movimento das Cruzadas, as descendentes dessas “bruxas” foram perseguidas, aprisionadas, queimadas vivas em fogueiras, pois acreditava-se que essas mulheres serviam ao “demônio”. E agora!? Como é bom chegar à conclusão de que em nossos dias existem milhares, milhões, de Bruxas pela Terra. Fico envaidecida em ser intitulada como tal – principalmente em saber que posso usar minha sensibilidade para entender a natureza, as fases da lua, o ciclo das águas, as estações do ano, as ervas medicinais, o milagre de parir, de educar, de amar... Principalmente por saber que posso me distanciar dia a dia do véu da ignorância... Posso desenvolver minha inteligência, ser independente, guerreira... Posso chegar a ser uma vencedora. Me sinto poderosa ao ter em mãos Jóias Raras da Natureza que me permitem descobrir “o que misturar” para criar as famosas “poções mágicas” que acalmam, que eliminam com a dor instalada na Alma ou no corpo de alguns seres... Me sinto poderosa ao ter “nos registros” de minha mente subsídios que me permitem descobrir sempre uma “magia” para convencer meu filho de seis anos a comer alimentos saudáveis; a poder cuidar de seus pequenos ferimentos do corpo com duas gotinhas de flores adicionadas de uma “sopradinha milagrosa de Amor” para que suas lágrimas sequem; Me sinto poderosa ao saber que com “meus encantos” pude atrair, pude seduzir do outro lado do mundo a pessoa que o Universo escolheu para me fazer feliz e realizada como Mulher e Mãe; Me sinto poderosa ao tocar a terra para plantar e ela imediatamente em resposta me agradece à carícia... Pois como um milagre ou “uma mágica” esta minha Mãe Terra continua germinando as sementes mais duras e secas; continua desenvolvendo o Poder da Vida em uma das pequenas mudas que por minhas mãos passaram... Onde davam a entender que já haviam se entregado à Morte... Que não acreditavam mais no Poder da Vida... Me sinto poderosa ao “ter a certeza de que meu Amor pela vida” é inesgotável... Que posso abraçar um amigo ou amiga tendo a certeza que muito do que possuo poderei naquele instante repassar-lhe... E que dentro de segundos o que doei, será multiplicado... Sou assim... E dificilmente uso roupas pretas... Menopausa envolvida pela cor preta não combina... Mesmo que a falta de hormônios tenha me presenteado com a indesejável verruguinha, não tenho nenhuma no nariz; muito menos chapéu pontudo... E mesmo que já tenha adotado e caído de amores por um gato preto que meu sobrinho encontrou na rua, hoje ele não mais vive entre nós – deve fazer jus do nome que o demos em vida, sendo agora nosso Anjo Poiel. Enquanto o tive, não me dediquei aos vôos de vassoura, apesar de ter ganhado uma linda de uma Maravilhosa Médica Bruxinha!
Dizem que são Bruxas as mulheres que sabem que são poderosas! Então é claro que sou Bruxa de Natureza... Sei Encantar com meu sorriso... Seduzir com minha voz... Aprisionar com meu desejo... Fazer alguém feliz com meu amor... Sou meiga sem ser fraca; forte sem ser arrogante; frágil sem me deixar ser manipulada; mulher sem ser explorada por muitos dos homens que já cruzaram meu caminho, achando que meu abraço sincero e amigo podia se igualar ao seu “querer compulsivo e desenfreado” constituído por suas tristes afirmações egoicas e instintivas... Dizem que são Bruxas as mulheres que usam a sua sensibilidade para cuidar da Natureza, perpetuar a espécie humana, conquistarem a felicidade e viverem com dignidade. Se são estas as bruxas... É esta a escola que frequento... E são estes os deveres que diariamente faço na recapitulação em minhas “tarefas de casa”... Dizem que as bruxas vivem numa dimensão superior, onde reinam por serem verdadeiras, leais, inteligentes, capazes, admiradas, respeitas, amadas... Se assim for, creio estar no caminho de “poder ser de fato uma”... Pois é este o Ar que procuro respirar... É esta a flora que diariamente surge em meio ao meu reflorestamento... Ainda dizem que quando as bruxas passam, flores brotam pelo caminho; quando falam sopra uma brisa de paz; quando adentram enchem o ambiente de luz... Se assim for, posso me rematricular na escola que frequento... A Escola das Bruxas... Além de Poderosa, me sinto Iluminada... E quero de verdade que cada uma das palavras registradas aqui, seja a semente de uma flor que possa surgir em seu caminho... E que ao colhê-la, o Universo lhe conceda a graça de sentir o meu alerta pela Paz na suavidade do vento que invadir seu espaço... E por fim, sentindo-se de bem com a vida e em paz, você possa sentir “o som da vida” marcado ritmicamente pelo compasso das batidas de seu Sagrado Coração... Que se alegrará diariamente ao descobrir que pôde lhe ajudar a Acordar mais uma vez ao Brilho do Sol... E mais uma vez você poderá Brilhar... Inundar-se de Luz... E continuar a Ser Luz... De Dia e de Noite! Bem, se você for um leitor e se recusa em ser um “bruxo” e ainda não teve o privilégio de encontrar a sua Bruxa... Com certeza vive no azar! Pare um pouquinho e reflita demoradamente sobre as dicas aqui deixadas... Será que esta infeliz coincidência não é apenas porque ainda não aceitou e não acredita no fato de que “todas as mulheres são Bruxas”!? O medo que invade suas entranhas é o medo do “poder natural das bruxas” ou o medo de ter que fazer “recuperação” para desenvolver e fazer emergir o que também faz parte de sua essência!?

O Ano de 2013 Chegou... Está Quentinho... Está Brilhando... Quer Ser Luz em Nossos Dias... Quer Ter um Brilho Especial em Nossas Noites... Veio Prometer-nos Muitos Acontecimentos Maravilhosos! 

Boa Sorte!

Alegria, Paz e Bem!



Cleide Arantes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário