quinta-feira, 28 de abril de 2016

Beethoven - Symphony No 5 in C minor, Op 67 - Thielemann




AVANTE, AMIGA!
Vamos Ouvir Beethoven enquanto seguimos a leitura!?
 
AVANTE, AMIGA!
Não foi assim que a advertiu Dona Antusa, Cida!?

Esta simplicidade em pessoa que só pode ter sentido o que sentiu Carlos Drumond de Andrade quando afirmou: Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo”. Ou ainda: “Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes”.
Você bem sabe que as Mãos de Antusa São Mãos Divinas tanto aqui na Nova Jerusalém dos povos Caiapós... Quanto por onde seus préstimos são humildemente requisitados...

Nossa preciosa Estrela da Espiritualidade Maior a tem no Coração, amiga!

Procure se lembrar do que ela a aconselhou: Siga seu Coração, e acredite que seu Remédio só poderá vir “por suas mãos”...  

Como pelas mãos de Beethoven A MÚSICA foi o seu remédio frente aos “perrengues” da vida.       

ENTÃO, AMIGA, ATÉ OS GÊNIOS SOFRERAM ALGUM TIPO DE DOR FÍSICA E DOR DE ALMA...

SOMOS MESCLADOS POR FORÇA, TRISTEZA, GRANDIOSIDADE...

POR ISTO MESMO, NO FUNDO DA ALMA VOCÊ SABE QUAL O MELHOR REMÉDIO PARA A CURA DE SEUS MALES...

Gosto de olhar para a Tela de Beethoven que temos na copa e buscar em sua DURA FISIONOMIA, A Lua que ele se inspirava e amava a ponto de dedicar muitas de suas nobres criações – a exemplo da Sonata para piano em dó sustenido menor "Ao Luar"; O Sol que o Fortificava e o tornava grande o suficiente para não ter medo de esconder suas fragilidades do mundo que o rodeava, quem sabe por isto, em um dos difíceis momentos de sua vida tenha podido compor a 5ª sinfonia; meu Meus! E a 9ª Sinfonia!!! O que é aquilo!!! Sol e Vida em meio “A Ode à Alegria” em diálogo imperioso com as energias contidas na morte! Gosto de buscar O silêncio que permitia O Despertar de sua Criatividade, O cantar dos passarinhos que minha Alma se extasia ao ouvi-lo na Sonata para piano e violino "A Primavera", Gosto de senti-lo junto A Benção que o movia e o fazia direcionar com Fé em alguns dos cantos Sagrados desta Terra por onde possa ter passado, Marchando com o coro para "A Consagração da Casa”, SENHOR JESUS!!! Como é bom ser Abençoada, assim como foi Beethoven... Temos Um Lindo e Sagrado Lar! Que os Anjos por ali permaneçam nos acordando ao som da sua Orquestra Celestial, anunciando O Sol de um novo dia...

Você amiga, sabe que tenho o maior prazer em VIAJAR EM COMPANHIA DE BEETHOVEN para onde ele usar me carregar... De preferência de mãos dadas com muitos de meus Grandes e Eternos Amores... Rubem Alves, Mario Lago, Cora Coralina, Mário Quintana, e quando começo a viajar demais, quando escrevo com receio de estar cansativa me lembro de ouví-lo afirmar “Esses que puxam conversa sobre se chove ou não chove - não poderão ir para o Céu! Lá faz sempre bom tempo”; mas para chegar onde hoje desejo, quero convidá-la para segurar nas mãos de Confúcio para que possamos nos lembrar de seu simples lembrete: “Até que o sol não brilhe, acendamos uma vela na escuridão”. Acredito que foi isto que Beethoven fez quando compôs uma das suas obras que ficou sendo uma das mais conhecidas no mundo inteiro. É uma pena que o grande público tenha em mente apenas o primeiro movimento.

Pena que representado, em código Morse o – “V” de vitória – O famoso “pam pam pam pam”, talvez, seja a parte mais tocada, por isto, na realidade mais conhecida – Isto porque, em tempos passados, quando se ganhava uma batalha, reza a lenda que os guerreiros vencedores o cantavam como forma de comemoração.

Mas, amiga, é extraordiário seguir adiante... E se deparar com o fato de que os movimentos seguintes, o 2º, 3º e 4º; são muito mais bonitos que o primeiro! Há registros na História de que Beethoven, quando escreveu essa sinfonia, encontrava-se num momento difícil de sua vida. Passava por desilusões amorosas e a surdez se acentuava.  Há até quem afirme que os reflexos desse contexto da vida dele estão presentes em todos os momentos dessa sinfonia.

NO PRIMEIRO MOVIMENTO, podemos sentir no “pam pam pam pam” a representação das batidas do destino na porta de Beethoven. NO SEGUNDO, há a predominância de uma melodia triste, abatida, porém, muito bonita e sentimental. Essa é a parte da obra que nos leva a “visualizar” e refletir as desilusões pelas quais que o compositor passava e sofria naquele momento.
Já nos movimentos finais, NO TERCEIRO E NO QUARTO MOVIMENTOS, há uma orquestração solene, grandiosa. Possivelmente, Beethoven quis representar a esperança de novos rumos que sua vida podia tomar.
Há quem diga que Beethoven quis representar nessa obra os quatro elementos da natureza: Terra, Fogo, Ar e Água.
ESTUDIOSOS DA MÚSICA ERUDITA AFIRMAM QUE A QUINTA SINFONIA É, POR SI SÓ, UM RESUMO DE TUDO O QUE REPRESENTA BEETHOVEN. Tudo o que ele fez antes e depois dela estaria sintetizado nessa obra, com todos os aspectos “beethovianos” – SUA FORÇA, TRISTEZA E GRANDIOSIDADE.
Vamos Viajar em sua companhia!? Vamos Buscar na Frequencia contida nestas notas, A FORÇA QUE PRECISAMOS PARA VENCER AS DIFICULDADES QUE TEM NOS APRESENTADO, QUERENDO NOS IMPEDIR QUE CUMPRAMOS NOSSA TAREFA NESTA VIDA TERRENA!!???

TEMOS MUITO QUE FAZER MOÇA!!!

AMAMOS VOCÊ!!!

VAMOS AVANTE!!! FORÇA!!! VAMOS ACENDER UMA VELA NA ESCURIDÃO QUE POSSA ESTAR ANUNCIANDO A CHEGADA DO INVERNO...

É NESTE TEMPO QUE O IPÊ SE PREPARA A EXEMPLO DE BEETHOVEN, PARA SE APRESENTAR EM BREVE DE MANEIRA TRIUNFAL DIANTE DA MÃE NATUREZA...

Como nos disse Chico,
"Você nem sempre terás o que desejas, mas enquanto estiveres ajudando aos outros encontrarás os recursos de que precise"

 
 
Veja que Lindo! Em breve o veremos novamente!
Temos um quase de frente para nossa casa.
Estas são flores dele que fotografamos...
Maravilha...Benção da Mãe Natureza!
Mire-se em sua Força... Em Suas Cores... Em Sua Resistência...
 
Um Beijo Grande Amiga!
Amamos Você!
 
Cleide Arantes.

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