sábado, 1 de agosto de 2015


Pensando sobre a frase de Gandhi

 “NÓS DEVEMOS SER A MUDANÇA

     QUE QUEREMOS VER NO MUNDO”.

 


Em um Tempo em que os músicos famosos compunham suas partituras com a finalidade de chegarem a serem conhecidos no mundo inteiro, em meio à mesmice de uma época de lindas valsas, sinfonias, sonatas e tantas outras que fizeram encantar os ouvidos de Imperadores, Reis, Rainhas, Nobres e Plebeias, SURGE A EXPRESSÃO DA IRREVERÊNCIA através das notas musicais compostas e propostas A UM PUBLICO SELETO, sob a inspiração da Alma de um jovem cujo nome mais tarde seria pronunciado PELA ETERNIDADE – Surge... Ludwig van Beethoven – O REVOLUCIONÁRIO! O ESPECIAL! O MAGNÍFICO! O INCOMPARÁVEL! AQUELE QUE SOUBE CONCEBER E VIVER UMA VIDA DE EXCLUSIVIDADE PARA A MÚSICA PEDIDA POR SUA ALMA; AQUELE QUE SE FEZ FAMOSO POR LUTAR POR AQUILO QUE ACREDITAVA TER SIGNIFICADO E SER IMPERIOSO! VERDADEIRO! DINÂMICO! PORQUE SENTIA SER ESTA A SEQUÊNCIA MUSICAL DA VIDA! Ludwig van Beethoven – A CELEBRIDADE DA MÚSICA EM TODOS OS TEMPOS! Mas foi esta sua intenção? É CLARO QUE NÃO! A VIDA ASSIM O PERMITIU SER! Já foram inúmeras vezes registradas na história por seus amigos ou sucessores, ou pessoas que estudaram a fundo a vida DESTE ENCANTADOR DE ALMAS, como no caso de Berlioz quando afirma que BEETHOVEN NÃO FAZIA MÚSICA PARA OS OLHOS... Referindo-se ele e ao fato das técnicas empregadas em suas “criações” não serem utilizadas para “ficarem bem nas partituras” ou na análise crítica dos ditos “entendidos”, MAS SIM PARA DESPERTAREM AS EMOÇÕES DOS OUVINTES... E como sabemos que despertam! E Como despertam com Graça e Louvor! Até meu filho de 08 anos escolheu sua “nona sinfonia” para estar como fundo a ouvir, para inspirá-lo escrever uma poesia oferecida à sua gata “quebra galhos” (porque tende a estar sempre a quebrar os jovens galhos de algumas plantas de nossa estima). Como um homem antissociável conseguiu ao toque de seus dedos às teclas do piano, acionar; conseguiu TRAZER DE SUA ALMA OS MAIS MARCANTES SONS QUE VIERAM EXPRIMIR TUDO QUE SUA ESSÊNCIA  ALMEJAVA TRANSMITIR E DESPERTAR DAS ESSÊNCIAS DAQUELES QUE PODERIAM TER ACESSO ÀQUELAS SAGRADAS NOTAS E ACORDES QUE EMITIAM EMOÇÕES QUE SE REFAZIAM NA CERTEZA, NA ALEGRIA, NA LEVEZA, NO AMOR, NA PAIXÃO, NA IMPERATIVIDADE, NA CRIATIVIDADE, NA HARMONIA, NA ORIGINALIDADE... EMOCÕES que também emitiram lamentos, consolo, porque em alguns dos instantes de suas composições, faltaram-lhe palavras para, por exemplo, expressar seus sentimentos diante da tristeza de ver um amigo chorar a perda de um filho... E ENTÃO, MAIS UMA VEZ, FALOU E SE EXPRESSOU VALENDO-SE DAS EMOÇÕES QUE FLUÍRAM DE SUA ALMA, COM A AJUDA DOS DEDOS... Incrível, como que por vezes, nós também, surpreendidos por notícias muito tristes ou chocantes, não encontramos palavras para expressar conforto ou consolação... Foram muitas as vezes que cheguei ao ponto de não comparecer ao velório ou enterro de um amigo, por sentir "não ter jeito" para dizer algo para a viúva ou os filhos órfãos... Não vamos a um hospital, visitar um enfermo, nosso amigo, porque nos sentimos inibidos; sem palavras; sem saber como chegar!? O que levar!? O que dizer!? Não visitamos uma amiga que se aniversaria por morar em companhia de pessoas “sistemáticas” e aprisionadas em seus egoísticos mundos “sem Calor, Alegria e Amor”... Porque falar sem Deus é muito forte, não é mesmo!? Mas, fica a você a conclusão final, já que sabemos que DEUS É AMOR...

Bem, mas Beethoven CONTINUOU SUA JORNADA EM DIREÇÃO A EVOLUÇÃO E PROSPERIDADE DE SEUS DIAS... Continuou a se posicionar diante dos FATOS REAIS DA VIDA, COM IRREVERÊNCIA E NOBREZA DE CARÁTER diante das oferecidas propostas indecentes que lhe faziam os exploradores da música daquele tempo; a ponto de POR TODO O SEMPRE CONFIAR NOS DITAMES DE SUA ALMA – E sem medo reiniciar, sempre que necessário foi, dizendo "Eu não estou satisfeito com o trabalho que tenho feito até agora. A partir de agora eu pretendo tomar um novo caminho." Sim, um novo caminho NORTEADO PELO HEROÍSMO expressado em sua terceira sinfonia, a Heroica... E Beethoven buscou superar suas dificuldades... Buscou não fugir de seus sentimentos de Amor, mesmo que tivesse consciência de que não poderia vivê-los como “mandava o figurino” dos casais apaixonados... Mas, continuou a enfrentar SUA VERDADE de homem surdo, que e por questões de classe social, via-se sem condições para amar incondicionalmente seus amores... Como foi o Caso de Josephine (Sua Amada Imortal), de Giulietta (Julie), e... Quem sabe suas outras tantas... BEETHOVEN CONTINUOU SENDO MOVIDO PELO AMOR... CONTINUOU DEDICANDO E DOANDO SUA FORÇADA E SOLITÁRIA VIDA A UMA CAUSA... Então, não há o velho ditado que afirma que pobre é aquele que só amou uma vez!?

Valendo-me da lição de um de meus mestres, Beethoven, na ausência de palavras, com Ele e sua Imortalidade, peço-lhes licença para falar de meus sentimentos de Gratidão a dois grandes Amigos que me vem à mente e ao Coração hoje, com tanta força e Certeza da Presença de Deus em minha Vida – exatamente porque EM UM DIA PRIMEIRO DE AGOSTO, vieram ao mundo em cumprimento de uma tarefa – Vergílio Zoppi a quem muito tenho que agradecer por tudo que tenha representado a mim e a toda minha sagrada família – nos momentos de alegria e nos momentos de tristeza! FALO TAMBÉM DE MARLY SARAIVA – A mãe que meu filho gostaria de ter se pudesse escolher! Obrigada Marly! SEREMOS ETERNAMENTE GRATOS A DEUS POR TER NOS PERMITIDO FAZER PARTE DE SUA VIDA NESTE NOSSO TEMPO, AQUI NA VIDA TERRENA... Sua beleza se iguala ao sonho dos inocentes... Cuja capacidade de Amar ultrapassa os limites da Razão e da Ilegalidade...  Porque como meu filho, Marly, Eles voam Alto sem tirar os pés do chão... Eles seguem de encontro ao Amor que lhe é oferecido pelo próximo, com a finalidade de dar continuidade A VIDA de seu ser! A VIDA QUE CARREGA A SEMENTE DA IMORTALIDADE DE NOSSOS MAIS VALOROSOS ATOS – Assim é VOCÊ NOSSA GRANDE AMIGA! A meninona de 45 anos que sonha ACORDADA SEM TIRAR OS PÉS DO CHÃO! QUE ABRE MÃO DA COMODIDADE DE SEU SAGRADO LAR PARA DAR TUDO QUE POSSUI ÀQUELE A QUEM SEMPRE TEVE IMENSO RESPEITO, MAS ACIMA DE TUDO MUITO AMOR E ADMIRAÇÃO... GRATIDÃO POR SEU EXEMPLO DE VIDA DESPRENDIDA DAS MAZELAS E MESQUINHARIAS QUE MOVEM A EXISTÊNCIA DE MUITOS HOMENS DESTA VIDA TERRENA... Que movem até mesmo os espíritos que das experiências materiais ainda não conseguiram se desprender... GRATIDÃO A VOCÊ AMIGA POR SER NOSSO PRESENTE NESTE SEU DIA DE ANIVERSÁRIO! Sabemos que sua vida é em parte pautada em uma das grandes lições de Manoel da Nóbrega – e em vez de ter gastado seu tempo falando mal de alguém, FALOU E FALA BEM DE QUEM MERECE... Mesmo que estes “Alguéns” nem saibam o quanto fala bem deles... Mal sabem eles, amiga que “as ATITUDES são muito MAIORES que os fatos”... E você bem sabe que NÃO IMPORTA O QUANTO VOCÊ FAÇA; MAS QUANTO AMOR COLOCA NAQUILO QUE FAZ! Por isto e muito mais, Marly, NOSSA ETERNA GRATIDÃO POR TODO AMOR QUE DEPOSITOU EM TUDO QUE FEZ POR NÓS E POR TODOS OS SEUS... À maneira deles, sabe que reconhece seu valor; mas, sem querer questionar suas atitudes, sabemos que chegará o dia em que hão de reconhecer muito mais... Pois sentirão saudade da guardiã, da companheira, da conselheira, da sonhadora, da apaziguadora, da irmã, da filha, da trabalhadora incansável, da amiga de todos os dias... SENTIRÃO SAUDADE DE TUDO QUE VOCÊ É... SENTIRÃO SAUDADE ATÉ DE DO QUE NÃO PODE SER... Porque assim é a vida Amiga – De modo geral reconhecemos O VALOR DE UMA PEDRA PRECIOSA QUANDO A PERDEMOS. E é exatamente, por isto e muito mais amiga, QUE HOJE, EM REVERÊNCIA A TUDO QUE É, DE JOELHOS, QUERO LHE PEDIR PERDÃO PELAS INÚMERAS VEZES QUE NÃO SOUBE LHE RESPEITAR; PELAS INÚMERAS VEZES QUE IMPIEDOSAMENTE QUIS QUESTIONAR SUA FÉ EM DEUS E SUA FÉ NA VIDA; QUERO LHE PEDIR PERDÃO POR TUDO QUE LHE FIZ DE MAL, PERMITINDO EMERGIR DE SUA ESSÊNCIA EMOÇÕES QUE LHE FIZERAM E AINDA LHE FAZ SOFRER; MAS QUERO TAMBÉM DIANTE DO UNIVERSO, LHE PEDIR PERDÃO POR TUDO QUE DEIXEI DE FAZER POR VOCÊ, QUANDO DE MIM PRECISOU E EU SENDO SUA AMIGA NÃO TIVE A CAPACIDADE DE SENTIR O QUE SILENCIOSAMENTE SUA ALMA E SEU CORPO FÍSICO ESTAVAM A CLAMAR...

Infelizmente não posso seguir o exemplo de um de meus AMORES E MESTRES, BEETHOVEN e surpreendê-la com uma imortal composição, mas com a capacidade que Deus me presenteou de poder me Ligar a Ele e a Seus Fluídos Universais de Fé, Esperança e Cura, quero, a Ele neste instante me dirigir pedindo a Jesus que INTERCEDA AO DEUS CRIADOR EM SEU NOME MINHA AMIGA MARLY SARAIVA! E que você possa TER VIDA E SAÚDE EM ABUNDÂNCIA... PORQUE ESTA É A VONTADE DE DEUS PAI! Que Ele lhe ajude a Emergir de Sua Essência todas AS SUAS DIVINAS QUALIDADES – Aquelas que lhe permitirão curar todas as suas feridas do seu corpo Físico e da sua Alma – PARA QUE TENHA VIDA E PROSPERIDADE! ESTA SERÁ NOSSA “ODE A ALEGRIA”.

FORÇA, SAÚDE, HARMONIA, PAZ, CLAREZA DE MENTE, CALMA, CERTEZA, CORAGEM... FARÃO PARTE DE SEU HINO À ALEGRIA, AMIGA!

E como “Solidariedade não se agradece, comemora-se”... Continuemos a Comemorar O DOM DA SUA VIDA! A VIDA SOLIDÁRIA QUE HOJE E SEMPRE PODE REPRESENTAR UM FORTE SINAL DO AMOR DE DEUS POR NÓS! SUA VIDA É NOSSA GRANDE DÁDIVA!

“QUE VOCÊ SEJA A MUDANÇA

QUE QUER VER NO MUNDO”.

 

GRATIDÃO POR EXISTIR!

Cleide Arantes.

 

 

   

 

Um comentário:

  1. Minha amiga Cleide, tenho aprendido o verdadeiro significado do versículo da Bíblia Sagrada que diz: "Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus..." (Romanos 8.28), eu sempre o lia, achava bonito mas não o entendia verdadeiramente até que então... Deus colocou no meu coração o verdadeiro significo destas sábias Palavras. Entendi que tudo o que acontece comigo não importa se bom ou ruim, servirá para o meu fortalecimento, me fará conseguir entender as coisas, aprender detalhes que antes não compreendia. Não há o que perdoar, Deus faz tudo perfeito e nossa amizade será assim... as vezes turbulenta, serena, doce... mas amigos de verdade são assim. Nosso reencontro foi preparado por Deus, isto tenha certeza, pois com isto Ele permitiu que voce pudesse vir até minha casa, conversar com minha família, dar uma luz onde parece não ter solução, abrir nossa visão para novos horizontes. Amar o Carlos Eduardo é fácil, um menino lindo, sábio, perfeito aos olhos de Deus, carinhoso e vários outros adjetivos... Voce sabe que pode contar comigo sempre, as vezes devido minha situação de saúde não posso contribuir muito...mas meu coração estará sempre aberto para voces. Amo muito esta família e só peço a Deus que os abençoe cada dia mais e que nossa amizade seja eterna, pura e verdadeira. Beijo em seu coração, obrigada pela dedicatória neste seu blog especial! Meu aniversário ontem dia 01/08 foi completo com bolo e tudo!

    ResponderExcluir